Cerca de 25 mil toneladas de água contaminada com radiação serão tratadas no Japão
Cerca de 25 mil toneladas de água contaminada com radiação começaram a ser transferidas nesta terça-feira (19) do reator número 2, da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do Japão. A água será armazenada em uma estação específica destinada ao tratamento de resíduos. A medida foi adotada para evitar que a contaminação se estendesse para o mar que cerca a usina.
Pelas estimativas dos especialistas, 67,5 mil toneladas de água radioativa se acumularam na usina como um todo. Os funcionários de Fukushima Daiichi atuam ainda para restaurar os reatores usando água limpa para esfriá-los.
A empresa Tokio Electric Power Co (Tepco), que administra a Fukushima Daiichi, informou que funcionários trabalham no conserto de rachaduras nas paredes fechadas das instalações. Os esforços, segundo o comando da Tepco, são para evitar novos vazamentos radioativos.
As informações são da rede de televisão pública do Japão, a NHK. A Tepco informou também que foram intensificadas nesta terça-feira as medidas de segurança. Na transferência da água contaminada, o objetivo é remanejar cerca de 480 toneladas por dia, o que deve demorar aproximadamente 26 dias.
Fonte:
Agência Brasil
19/04/2011 10:54
Artigos Relacionados
Fiscais agropecuários serão treinados para detectar radiação em bagagens e mercadorias importadas do Japão
Japão diz que radiação na área de usina é 400 vezes maior do que nível normal
OMS: pelo menos 2 milhões de pessoas morrem por ano no mundo por causa de água contaminada
Cerca de 6,2 toneladas de leite em pó adulterado são destruídas
Movimentação atingiu cerca de 830 mil toneladas na Bahia
Exposição no Bandeirantes sobre Japão recebe cerca de 500 visitantes