Jarbas apresenta projeto que põe fim a indicações políticas para diretorias financeiras de estatais



O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) apresentou nesta quarta-feira (25) projeto de lei (ainda não numerado) para garantir que a ocupação das diretorias financeiras de empresas públicas seja reservada a servidores de carreira. Na justificação da proposta, ele argumenta que o cargo de diretor financeiro de empresa estatal tem "especial relevância e responsabilidade".

- Sem desqualificar os demais cargos de diretorias dessas entidades, considero que a diretoria financeira possui características singulares e merece um tratamento diferenciado. O bom exercício das atribuições da diretoria financeira é primordial para o sucesso e, inclusive, a sobrevivência de qualquer empresa - disse o senador.

O projeto, explicou o senador, estabelece que "a ocupação das diretorias financeiras de empresas públicas e sociedades de economia mista e federais seriam reservadas a empregados das respectivas carreiras". Na opinião de Jarbas Vasconcelos, o gestor financeiro de qualquer empresa estatal deve ter uma excelente formação técnica e "profundas raízes, comprometimento e amor pela instituição".

- Por mais competente que seja, um tecnocrata do mercado - que, assim como aporta na empresa, dela pode arribar sem qualquer remorso - não possui o vínculo que, a nosso ver, é requisito para quem tenha a atribuição de gerir as finanças de uma empresa estatal - opinou.

Ou seja, resumiu Jarbas Vasconcelos, o projeto tem o objetivo de "acabar com as indicações político-partidárias para as diretorias financeiras de estatais".

- A classe política, se tivesse bom senso, deveria ficar a quilômetros de distância de qualquer diretoria financeira - disse o senador.



25/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CI vota indicações para diretorias da ANA e ANTT

Sarney apresenta projeto de regulamento para estatais

Indicações para diretorias da Anvisa e da ANS aprovadas pela CAS vão ao Plenário

Mais três indicações para diretorias do Dnit vão ao Plenário

Indicações para diretorias da Anatel e ANTT são examinadas pela CI

Jarbas quer proibir políticos de interferir em nomeações de estatais