Jarbas Vasconcelos defende ampla investigação sobre a construtora Delta e quer convocação de Cavendish
O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) afirmou que a “intensa e comprovada ligação” da construtora Delta com o “esquema criminoso de Carlinhos Cachoeira” torna inevitável que a CPI do Cachoeira investigue as atividades da empreiteira de maneira ampla e convoque para depor seu dono, Fernando Cavendish. Tão logo explodiu o escândalo, Cavendish vendeu a empresa, que tem contratos com o governo federal e diversos estados, por apenas R$ 1 (um real).
Jarbas Vasconcelos lembrou que a Delta é a principal empreiteira do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. De acordo com Jarbas Vasconcelos, a empresa recebeu R$ 884 milhões da União apenas em 2011.
- De 2003 a 2011, o volume de recursos da União para a Delta cresceu cerca de 1.400%. Portanto, é no mínimo suspeito que o PT e a base de apoio do governo não apoiem essa convocação – acrescentou.
Para o senador, também precisa ter mais transparência a aquisição da Delta pelo grupo J&F Participações, já que essa holding tem como presidente de seu conselho de administração o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles. E, ainda, pelo fato de o BNDES deter 31% do capital do frigorífico JBS/Friboi, controlado pela J&F.
- Não há quem, em sã consciência, não desconfie que essa aquisição foi operada nos bastidores pelo Governo Federal, com o objetivo de impedir uma investigação mais profunda nos arquivos da empresa – sugeriu.
Na opinião de Jarbas Vasconcelos, se a CPI do Cachoeira não investigar a fundo a Delta e demais fatos correlatos estará colocando o Congresso em posição ridícula perante a opinião pública.
23/05/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jarbas Vasconcelos cobra investigação ampla no caso dos grampos da Abin
Alvaro Dias defende CPI e investigação da Delta e Cavendish
Pedro Simon critica CPI e pede investigação da construtora Delta e de governadores
Jarbas Vasconcelos pede investigação sobre o ministro Palocci
Jarbas Vasconcelos diz que detetives brasileiros terão que mudar procedimentos de investigação
Jarbas Vasconcelos elogia investigação de sumiços de adversários da ditadura militar