Jarbas Vasconcelos cobra investigação ampla no caso dos grampos da Abin



Ao defender em Plenário, nesta terça-feira (2), a aprovação do substitutivo ao Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 525/07, de sua autoria, que estabelece novas condições para o procedimento de interceptação telefônica, informática e telemática, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) cobrou do governo federal o aprofundamento das investigações referentes à denúncia publicada pela revista Veja sobre "grampos" ilegais de conversas de autoridades dos três Poderes realizados pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

- A determinação do governo com relação a esse caso não pode parar aí [no afastamento dos diretores da Abin]. Além de uma investigação profunda e isenta sobre essa verdadeira 'grampolândia', é necessária uma ampla articulação para aprovar medidas num prazo relativamente curto, que regulamentem o uso desses instrumentos de investigação policial - disse.

Em seu pronunciamento, Jarbas Vasconcelos alertou também para a necessidade de serem estabelecidos mecanismos que disciplinem as ações de interceptação telefônica realizadas pela Polícia Federal, de modo que essa atividade da instituição não fique "acima da lei e da Constituição".

Em apartes, os senadores Casildo Maldaner (PMDB-SC) e Cícero Lucena (PSDB-PB) manifestaram seu apoio ao pronunciamento de Jarbas Vasconcelos.



02/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jarbas Vasconcelos defende ampla investigação sobre a construtora Delta e quer convocação de Cavendish

Projeto de Jarbas Vasconcelos estabelece novas regras para autorização de 'grampos' telefônicos

Jarbas Vasconcelos pede investigação sobre o ministro Palocci

Jarbas Vasconcelos diz que detetives brasileiros terão que mudar procedimentos de investigação

Jarbas Vasconcelos elogia investigação de sumiços de adversários da ditadura militar

Jarbas Vasconcelos propõe afastamento por 60 dias de integrante da Mesa ou presidente de comissão sob investigação