Jarbas Vasconcelos destaca livro que apresenta documentos secretos da ditadura militar
A publicação do livro Confidencial: Documentos Secretos da Ditadura Militar, do escritor, advogado e anistiado político Hiram Fernandes, foi saudada nesta segunda-feira (26) pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE).
- A obra é indispensável para se compreender as várias facetas aterrorizantes da ditadura militar implantada no Brasil em 1964 - disse o senador.
Com dois volumes e um DVD, o livro, editado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), contém depoimentos e 170 documentos inéditos coletados em órgãos oficiais, que apresentam dados relacionadas à história de Pernambuco e do Brasil durante o regime militar (1964-1985).
Entre outros registros, o livro traz o depoimento de Miguel Arraes (1916-2005), preso na ilha de Fernando de Noronha após ser destituído no Palácio das Princesas de suas funções de governador de Pernambuco pelo governo militar.
- Não capitulou. Os militares queriam que ele, ou renunciasse ou mudasse o secretariado, e desse uma nota de apoio ao movimento de insubordinação que assumiu o poder no Brasil. Mas ele não aceitou nem uma nem outra sugestão: saiu preso do Palácio das Princesas – sublinhou Jarbas Vasconcelos.
O senador disse que o lançamento do livro dever ser louvado por todos aqueles que lutam para que o período sombrio vivido pelo país durante a ditadura militar não seja desconhecido pelas novas e futuras gerações.
Jarbas Vasconcelos observou que a relação dos personagens mencionados no livro é expressiva, com muitos nomes conhecidos nacionalmente e outros que tiveram destaque no âmbito de Pernambuco. Entre eles o governador de Sergipe, João Seixas Dória, e o prefeito do Recife, Pelópidas da Silveira, ambos cassados pela golpe de 1964.
As histórias relatadas por Hiram Fernandes começam na década de 1950 e se estendem até 1985, quando a eleição de Tancredo Neves à Presidência da República pôs fim ao regime militar, disse Jarbas Vasconcelos.
26/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jarbas Vasconcelos elogia investigação de sumiços de adversários da ditadura militar
SP disponibiliza milhares de documentos da ditadura militar
Jarbas Vasconcelos: tortura e mortes do regime militar devem ser punidas
Unesco reconhece documentos sobre ditadura militar como patrimônio da humanidade
Portal Memória Política e Resistência abre milhares de documentos da ditadura militar para consulta
Livro revela fatos inéditos sobre o início da ditadura militar