Jarbas Vasconcelos lamenta morte do jornalista Roberto Civita
Em discurso no Plenário nesta terça-feira (28), o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) lamentou a morte do empresário e jornalista Roberto Civita, que morreu na noite do último domingo (26), aos 76 anos. Jarbas disse que apesar de não ter muita proximidade, tinha grande respeito e admiração por Civita.
- Sua presença fará falta, pois estou certo de que ele ainda tinha muito a contribuir com o desenvolvimento social e econômico do país – disse o senador, manifestando solidariedade com a família.
Para Jarbas, não é gratuito o fato de o Brasil ter na comunicação uma de suas áreas mais dinâmicas, superando no setor até muitos países desenvolvidos. Essa vanguarda, segundo o senador, só se tornou possível por conta do espírito aguerrido e determinado de pessoas como Roberto Civita.
O senador registrou que apesar de ter nascido na Itália e ter vivido parte da juventude nos Estados Unidos, Roberto Civita escolheu o Brasil para construir, junto com seu pai e seus irmãos, um dos maiores grupos de comunicação do planeta, o Grupo Abril. Jarbas disse que Civita era um grande defensor da liberdade de imprensa, tendo ocupado o cargo de editor-chefe da revista Veja, desde seu lançamento, em 1968. O senador também destacou a Nova Escola, publicação do Grupo Abril lançada em 1986, que é a maior revista de educação do país.
Jarbas também lamentou o fato de, no espaço de uma semana, o Brasil ter perdido dois de seus principais empresários da área de comunicação. Na última terça-feira (21), também morreu o diretor do jornal O Estado de S. Paulo, Ruy Mesquita, aos 81 anos.
- Partem os homens, mas ficam seus legados e seus exemplos de conduta, para que as novas gerações tenham a convicção de que não existe democracia sem liberdade de imprensa – afirmou.
28/05/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aloysio Nunes Ferreira lamenta a morte de Roberto Civita
Jarbas Vasconcelos lamenta morte do artista pernambucano Gilvan Samico
Requerimento de pesar pela morte de Roberto Civita é lido em Plenário
Sarney apresenta voto de pesar pela morte de Roberto Civita
Pedro Simon manifesta pesar pela morte dos jornalistas Ruy Mesquita e Roberto Civita
Collor defende novamente depoimento à CPI de Roberto Civita, Policarpo Júnior e Roberto Gurgel