Jayme Campos agradece apoio no caso da Operação Lacraia
O senador Jayme Campos (DEM-MT) agradeceu nesta quinta-feira (26) o apoio que recebeu em Plenário durante o discurso que fez na quarta-feira (25) para se defender da acusação de que trabalha para uma quadrilha de grileiros de terras. Ele classificou de "irresponsável" o juiz federal Julier Sebastião da Silva, da 1ª Vara de Mato Grosso, que aceitou a denúncia do Ministério Público, e enviou o inquérito ao Supremo Tribunal Federal (STF), uma vez que o mandato de senador lhe garante foro privilegiado.
- Quero agradecer o apoio que recebi dos senadores, e em especial do povo do Mato Grosso, a quem prometo honrar com um mandato baseado na ética - afirmou o parlamentar, que havia recebido o apoio de 16 senadores.
Jayme Campos foi denunciado pelo procurador da República Mário Lúcio Avelar, que pediu ao Supremo para investigar sua eventual intervenção na tentativa de fazer retornar ao Cartório do 1º Ofício de Barra do Garças a tabeliã Helena da Costa Jacarandá, afastada sob a acusação de pertencer à organização criminosa. O nome de Jayme Campos teria sido citado em conversa telefônica interceptada por ordem da Justiça como "o político forte" responsável pela ação em favor da tabeliã.
Em seu discurso na quarta-feira, o senador desafiou "qualquer pessoa sensata" a provar que algum dia ele tenha pedido a órgãos públicos a titulação de terras públicas devolutas. Ele considerou "uma leviandade" a afirmação de duas mulheres (em conversa telefônica) de que exercera tráfico de influência. A interceptação fez parte da Operação Lacraia, realizada pela Polícia Federal.
O líder do DEM, senador José Agripino (RN), observou que, quando governador de Mato Grosso e prefeito por três vezes do município de Várzea Grande, "milhões de reais" passaram pelas mãos de Jayme Campos, e nunca houve qualquer dúvida sobre sua honestidade. "Curiosamente", acrescentou, "uma conversa de comadres" foi pinçada de uma gravação com insinuações para denegrir a imagem pública do parlamentar mato-grossense.
Apesar de apoiar a investigação da Polícia Federal para apurar a participação de proprietários rurais, funcionários de cartórios, bancários e funcionários públicos em grilagem e fraudes contra o sistema financeiro, Jayme Campos disse que em Mato Grosso "há juízes que têm a mania de aparecer em público para sujar a honra de homens públicos". O senador tachou de "bizarra" a conversa telefônica entre as duas mulheres.
26/04/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jayme Campos anuncia apoio do DEM a Wilson Campos em Cuiabá
CAMPOS DA PAZ AGRADECE APOIO DOS SENADORES DA CAS
Deputado cubano agradece apoio de parlamentares brasileiros em caso de presos cubanos nos EUA
Jayme Campos pede mais rigor em caso de uso de menores na prática de crimes
Jayme Campos manifesta apoio a prefeitos por maior participação no bolo tributário
Jayme Campos pede apoio para aprovação de projeto que visa melhorar rodovias do MT