Jayme Campos pede mais rigor em caso de uso de menores na prática de crimes



O senador Jayme Campos (DEM-MT) chamou a atenção para o aumento de casos em que crianças e adolescentes são usados por adultos em atividades criminosas e pediu apoio da Casa ao aumento das penas para cooptação de menores para o crime.

- Estamos falando de uma conduta das mais abjetas, já que o maior de idade, quando se vale de menores para a prática de crimes, pretendendo se livrar da responsabilidade penal, além de dificultar a resposta estatal à criminalidade, ainda contribui para o total desvirtuamento das crianças e adolescentes - afirmou nesta quinta-feira (8), em Plenário.

O parlamentar sublinhou a insuficiência do tipo penal da corrupção de menores, previsto no Código Penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente, para coibir a prática, e mencionou sua iniciativa de apresentar emendas ao projeto que reforma o Código Penal (PLS 236/2012) no sentido de buscar resultado mais objetivo no combate ao que classificou como "verdadeira praga".

Jayme Campos também condenou o uso dos jovens brasileiros como "massa de manobra de anarquistas infiltrados" em manifestações de rua.  Com referência aos atos de violência verificados em atos públicos, o senador argumentou não ser possível construir a democracia com "fascismo", mas através de protestos pacíficos que respeitem o direito de ir e vir.



08/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jayme Campos elogia tema da Campanha da Fraternidade e pede ação do governo contra 'crimes do MST'

Governador de SP pede tratamento mais duro para menores que cometem crimes graves

Jayme Campos pede mais investimento no policiamento das fronteiras

Jayme Campos pede diesel mais barato em Mato Grosso

Jayme Campos pede mais investimentos em logística para produção agrícola

Jayme Campos pede mais atenção dos governantes para doentes renais crônicos