Jayme Campos comemora transferência da construção de eclusas para o DNIT
O senador Jayme Campos (DEM-MT) comemorou a aprovação pela Comissão de Serviços de Infraestrutura, na manhã desta quinta-feira (16), do substitutivo de Delcídio Amaral (PT-MS) ao projeto do senador Eliseu Resende (DEM-MG), o PLS 209/07, que transfere ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a responsabilidade direta da construção e do gerenciamento de eclusas e de outros equipamentos de transposição de nível em hidrovias no território nacional. A matéria será votada em turno suplementar e remetida para apreciação da Câmara.
- O projeto é de fundamental importância para o desenvolvimento do Brasil, sobretudo no escoamento da produção agrícola. O meio de transporte fluvial demonstra-se imensamente mais econômico que o modal rodoviário ou ferroviário, o que pode tornar nosso país muito mais competitivo - afirmou Jayme Campos.
Até o final do ano as eclusas de Tucuruí deverão estar prontas para entrar em fase de experimentação, segundo Jayme Campos. Ele comentou que a continuidade das obras, iniciadas há quase 30 anos, garantirá a navegabilidade de 700 quilômetros no Rio Tocantins. Neste rio, das duas eclusas previstas, uma está pronta desde janeiro e a outra deverá estar concluída em dezembro. Essas obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) desde 2007.
Jayme Campos destacou que outra grande obra, com investimentos de R$ 5 bilhões, é a hidrovia de Teles Pires-Tapajós, ligando o Mato Grosso e o Pará. Ela inclui a construção de cinco eclusas que permitirão a navegabilidade em um trecho de 1.570 quilômetros. O senador estima que a construção da hidrovia e das eclusas viabilizará o transporte de cerca de 5 milhões de toneladas por ano.
16/04/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Construção de eclusas ficará sob responsabilidade do Dnit
Jayme Campos comemora aprovação de universidade para a região do Araguaia
Dnit e Eletronorte assinam contrato para operação das Eclusas de Tucuruí
Jayme Campos comemora sinal verde para curso de Medicina em Várzea Grande
Jayme Campos diz que construção de ferrovia em período eleitoral é 'fraude contra matogrossenses'
Jayme Campos critica construção da Hidrelétrica Teles Pires desvinculada de eclusa