Jayme Campos defende reformulação no sistema prisional
O senador Jayme Campos (DEM-MT) defendeu em Plenário, nesta quarta-feira (4), a necessidade de uma reforma urgente do sistema prisional brasileiro. O sistema carcerário brasileiro, afirmou o parlamentar, não oferece aos presos a menor possibilidade de se reeducarem para a vida em sociedade.
Jayme Campos disse que as prisões brasileiras, devido à superlotação e à situação de violência extrema, em vez de funcionarem como centros de reabilitação se tornaram verdadeiras academias do crime, das quais os detentos sempre acabam saindo piores do que chegaram.
— Lugares que deveriam ser de reeducação e ressocialização transformaram-se em depósitos humanos, aumentando cada vez mais a proliferação de graves doenças, existência de drogas e armas, trazidas até mesmo pelos parentes em dia de visita — disse.
Em seu pronunciamento, Jayme Campos, que é o presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), fez um convite ao presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), senador Paulo Paim (PT-RS), presente em Plenário, para que as duas comissões se debrucem sobre o tema visando sugerir soluções para o aprimoramento do sistema penitenciário brasileiro.
04/07/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Para Ana Rita, melhoria do sistema prisional passa pela reformulação das penas
Jayme Campos vai sugerir comissão para estudar reformulação de Código Florestal
Pesquisador da FGV defende reformulação do sistema eleitoral
Tuma defende revisão do sistema prisional
Jayme Campos critica sistema de demarcação de terras indígenas
Jayme Campos: sistema de transporte brasileiro está falido