Pesquisador da FGV defende reformulação do sistema eleitoral



Uma alteração no atual modelo de composição das bancadas na Câmara dos Deputados conferiria mais representatividade política aos partidos e reduziria a "fragmentação legislativa" decorrente das competições intrapartidárias. A ideia foi apresentada pelo professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Octavio Amorim Neto, em seminário realizado nesta terça-feira (6), no auditório do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB).

Pela proposta, os 12 estados brasileiros mais populosos - SP, MG, RJ, BA, RS, PR, PE, CE, PA, MA, SC e GO - seriam divididos em distritos eleitorais. Cada distrito elegeria um determinado número de deputados, sem que houvesse, no entanto, alteração na representatividade de cada estado na Câmara.

A idéia está fundamenta no estudo "Redesenhando o mapa eleitoral do Brasil: Uma proposta de reforma política incremental", elaborado pelo professor e pelos pesquisadores Samuel de Abreu Pessoa, também da FGV, e Bruno Freitas Cortez, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por essa proposição, destacou Octavio Amorim Neto, os benefícios seriam principalmente a redução dos gastos públicos e de campanha e o maior comprometimento dos parlamentares com o eleitorado. Uma das principais características dessa nova composição seria a maior diversidade das representações de cada estado.

O consultor-geral-adjunto do Senado, Fernando Meneguin, elogiou a proposição, salientando que a operacionalização do modelo já está apresentada no projeto. Para ele, é provável que o estudo seja aperfeiçoado e enviado ao Congresso como sugestão para alterações nas regras eleitorais.



06/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jayme Campos defende reformulação no sistema prisional

Wilson Santiago defende mudanças no sistema eleitoral

Capiberibe defende seu mandato e manifesta confiança no sistema eleitoral

Ana Rita defende reforma do sistema político-eleitoral do Brasil

Pesquisador da FGV traz sugestões de reforma eleitoral

Para Ana Rita, melhoria do sistema prisional passa pela reformulação das penas