Jayme Campos exalta atuação das CPIs



Em pronunciamento nesta terça-feira (22), o senador Jayme Campos (DEM-MT) disse que a fiscalização dos atos praticados pelo governo, por meio das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) e do constante acompanhamento da máquina burocrática, é uma das maiores responsabilidades atribuídas ao legislador brasileiro.

A ferramenta, lembrou, tem sido utilizada desde o século 15 na Inglaterra, como eficaz instrumento de controle e garantia dos pesos e contrapesos indispensáveis ao estado de direito.

De acordo com Jayme Campos, as CPIs passaram a integrar o contexto institucional brasileiro em 1934, mas foi com a Constituição de 1988 que o instituto se firmou com elevado grau de soberania e amplo poder de investigação, amadurecendo graças à pressão exercida pela opinião pública.

Jayme Campos disse que o trabalho das comissões é reforçado atualmente pela atuação das redes sociais, que tornam mais difícil “jogar a poeira para baixo do tapete”.

– O eleitor não se deixa mais fazer de bobo, está de olho, bem informado. A tecnologia dos meios de comunicação, sobretudo a internet, decretou o fim do faz de conta, e a decantada corrupção está com os dias contados – afirmou.

Jayme Campos disse ainda que “mais cedo ou mais tarde toda roupa suja será lavada às claras”. Segundo ele, diante da pressão das ruas, será impossível prevalecerem acordos para “abafar o obvio”.

– Tudo vaza, tudo vem a público, ninguém mais mascara e distorce a realidade dos fatos – afirmou.

O senador disse que se pode constatar, desde a CPI de PC Farias, passando pelas CPIs do Narcotráfico, dos Anões do Orçamento, do Roubo de Cargas, do Bingo e dos Correios, consequências palpáveis à medida que a ação do parlamento se soma à indignação popular.



22/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jayme Campos exalta atuação de ex-presidente do Democratas do Mato Grosso

Jayme Campos exalta o "Marechal da Paz"

Jayme Campos diz que sua atuação será "uma trincheira do liberalismo"

Jayme Campos abre reunião da CAS que pode deliberar sobre atuação de perito em cálculo trabalhista

Geraldo Mesquita, Valadares e Jayme Campos aprovam atuação da OAB na defesa de temas do interesse público

Jayme Campos anuncia apoio do DEM a Wilson Campos em Cuiabá