Jayme Campos lembra luta de Zumbi pela libertação dos escravos



Em pronunciamento no Plenário, o senador Jayme Campos (DEM-MT) saudou o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado nesta terça-feira (20). Ele lembrou a luta do líder Zumbi dos Palmares, morto em 1695, em prol da libertação dos escravos.

- À sua luta deve-se muito da liberdade que hoje alcançamos, ante sua fabulosa contribuição cultural na formação de nosso povo, ricamente manifestada nas artes, no folclore, nas crenças, no vocabulário, na culinária e em outros ramos tão diversificados e de tão ampla abrangência social – afirmou.

Jayme Campos, no entanto, ressaltou que ainda há muito a construir no sentido da plena integração dos negros no país. O senador ressaltou que a faixa de renda predominante dos negros se situa na classe média baixa, a expectativa de vida é inferior à de outros grupos e a inserção no mercado de trabalho também "deixa muito a desejar".

- Sua dependência das políticas compensatórias, como as cotas universitárias e diferenciações pontuais, são a prova cabal de que temos ainda muito a refletir e fazer. Enquanto a escolaridade dos brancos é de 6,7 anos, a dos negros é de 4,5 anos, demonstrando que os negros saem da escola antes do tempo para ajudar na renda da família – afirmou.



20/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rosalba Ciarlini comemora libertação dos escravos em Mossoró

Rosalba Ciarlini comemora libertação dos escravos em Mossoró(RN)

Suplicy diz que a abolição não significou libertação para os escravos

Jayme Campos lembra os 20 anos da Universidade Estadual de Mato Grosso

Pioneira na libertação dos escravos, Redenção da Serra guarda tradições do interior

TEOTÔNIO LEMBRA A LUTA DO MENESTREL DAS ALAGOAS PELA ANISTIA