Jayme Campos parabeniza ANS por resolução que incentiva saúde preventiva




Em discurso nesta sexta-feira (2), o senador Jayme Campos (DEM-MT) parabenizou a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) pela Resolução Normativa 265/2011, que incentiva a participação dos beneficiários de planos de saúde em programas de promoção da saúde e envelhecimento ativo, podendo oferecer descontos nas mensalidades aos clientes que aderirem. Publicada no último dia 22, a norma tem como objetivo inverter a lógica existente hoje no setor, pautada pelo tratamento da doença e não pela prevenção.

- É uma tacada de mestre. Prevenir é sempre mais barato que remediar - elogiou o parlamentar.

Na proposta da ANS, o beneficiário que aderir a algum programa desse tipo poderá ter o desconto, sem discriminação por idade ou doença preexistente.

De acordo com Jayme Campos, a Resolução Normativa ficou em consulta pública por 30 dias e recebeu mais de 14 mil contribuições, sendo 70% do total encaminhadas por usuários de planos de saúde.

Qualificação

Outra norma da ANS que mereceu elogios do senador foi a Resolução Normativa 267, publicada no dia último dia 25. Conforme a proposta, as operadoras de planos de saúde deverão divulgar informações sobre a qualificação de sua rede de prestadores de serviço, oferecendo ao cidadão mais subsídios na hora de escolher um plano ou um prestador de serviços em saúde.

De acordo com o senador, a partir desta resolução, os hospitais, laboratórios e clínicas deverão divulgar certidões e publicações de indicadores de qualidade, assim como notificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por exemplo. Já os profissionais da saúde, explicou ele, deverão divulgar informação de sua qualificação profissional determinada pelos respectivos conselhos e entidades de classe.

- Com esse instrumental de valorização das relações entre consumo e cidadania, o Brasil só têm a ganhar. Ficará mais claro para o consumidor quais prestadoras investem na qualificação - observou.



02/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jayme Campos parabeniza Cuiabá pelos 290 anos

Jayme Campos parabeniza 'A Gazeta' de Cuiabá nos seus 20 anos

Jayme Campos cobra ação do governo para resolução de conflitos indígenas

Jayme Campos critica atendimento da saúde no Mato Grosso

Jayme Campos propõe que estabelecimento de saúde exiba tabela de preços

Jayme Campos aponta o “esfacelamento” da saúde pública em Mato Grosso