Jayme Campos pede diesel mais barato em Mato Grosso



Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (15), o senador Jayme Campos (DEM-MT) sugeriu que o governo do Mato Grosso readeque a alíquota do óleo diesel no estado, que hoje é de 17%, para patamares mais próximos aos dos vizinhos Paraná e São Paulo, que cobram 12% de alíquota para o produto.

De acordo com Jayme Campos, o óleo diesel do estado é o terceiro mais caro do país, perdendo somente para Roraima e Acre. Conforme observou, o valor cobrado em Mato Grosso onera a produção agrícola da região. Segundo o senador, o preço de óleo diesel tem relação direta com 45% do valor de cada tonelada de soja exportada.

- Desonerar o custo do combustível com impostos mais justos representa o mesmo que um programa de incentivo fiscal aos produtores, visto que a diminuição do preço do combustível terá impacto positivo na formulação do preço dos nossos produtos - alertou.

O senador ressaltou que Mato Grosso é responsável por 39% de toda a soja brasileira comercializada para países estrangeiros, de acordo com balanço fechado recentemente pelo Ministério da Agricultura, referente à exportação de commodities no primeiro trimestre de 2009.

- Isso significa que dos 19,3 milhões de toneladas de grãos enviadas ao exterior em seis meses, 7,54 milhões saíram de lavouras matogrossenses - destacou o senador, ressaltando que o segundo maior exportador, o Paraná, remeteu 3,6 milhões de toneladas aos nossos parceiros mercantis.

O senador lembrou ainda que seu estado tem uma posição de destaque na agricultura brasileira, mas que não se pode ocultar as enormes dificuldades pelas quais passam os produtores rurais da região, sendo o preço do óleo diesel uma delas.

- Plantar no nosso país é um ato de coragem. Criar animais em escala para o mercado mundial de alimentos significa desafiar a lógica de especuladores e ambientalistas oficiais - disse.



15/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jayme Campos pede fim da insegurança no Mato Grosso

Jayme Campos pede federalização de estrada no Mato Grosso

Jayme Campos pede regularização fundiária de gleba no norte de Mato Grosso

Jayme Campos enfatiza força da agricultura em Mato Grosso e pede investimentos em logística

Jayme Campos pede aprovação de novas varas da Justiça do Trabalho em Mato Grosso

Jayme Campos diz que, sem gás, Mato Grosso sofrerá "apagão"