Jayme Campos pede regularização fundiária de gleba no norte de Mato Grosso



O senador Jayme Campos (DEM-MT) pediu em Plenário nesta quarta-feira (11) a regularização fundiária da gleba Suiá-Missú, no assentamento Estrela do Araguaia, no norte de Mato Grosso. Conforme o parlamentar, o governo federal criou uma "situação atípica" ao vender a área a diversos proprietários e deixando que outra parte fosse invadida. Algum tempo depois, a Fundação Nacional do Índio (Funai) apresentou nova documentação reivindicando as propriedades. Segundo o senador, a situação é de litígio.

Jayme Campos explicou que a aquisição de 185 mil hectares de terras ocorreu em período anterior à chegada da Funai com a reivindicação de área indígena.

- O Incra [Instituto de Colonização e Reforma Agrária] precisa tomar providências sérias. Caso contrário, nós vamos ter conflitos, como vi sábado lá perto da gleba da Borbolândia: 150 famílias retiradas daquela área com a Polícia Federal, oficial de Justiça, e o Incra não comparece para dar uma solução para o caso - protestou.

O parlamentar pelo Mato Grosso salientou que recentemente o Senado aprovou medida provisória regularizando cerca de 63 milhões de hectares da Amazônia. Da mesma forma, segundo ele, o Senado aprovou projeto criando duas superintendências do Incra no norte do Mato Grosso. Porém, conforme o parlamentar, a política fundiária do governo federal até agora não apresentou "resultados concretos".

Em aparte, o senador Jorge Yanai (DEM-MT) lamentou a tristeza da população da região norte do estado pela "perseguição" que seria promovida pela Polícia Federal e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), quando os produtores rurais tem contribuído para o desenvolvimento da região. Ele expressou desejo de que a presença do Incra na região seja justa para a população e não "uma ilha de incompetência".

Nova Bandeirante

Jayme Campos comemorou, em seu discurso, o 28º aniversário do município Nova Bandeirantes, nesta quarta-feira, região que, recordou, resultou de projeto de colonização como a maioria das cidades de Mato Grosso, com a abertura da Rodovia MT-208, ligando Alto Paraíso ao novo município. Em 1975, observou, a Câmara Municipal de Alta Floresta (MG), reunida naquela localidade, aprovou projeto de lei elevando Nova Bandeirante a distrito e, em 1991, foi elevada à categoria de município, durante gestão do parlamentar como governador do estado.

- Quero parabenizar os habitantes e autoridades e fazer uma homenagem ao povo de Nova Bandeirantes - cumprimentou. 



11/08/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jayme Campos pede fim da insegurança no Mato Grosso

Jayme Campos pede federalização de estrada no Mato Grosso

Jayme Campos pede diesel mais barato em Mato Grosso

Jayme Campos enfatiza força da agricultura em Mato Grosso e pede investimentos em logística

Jayme Campos pede aprovação de novas varas da Justiça do Trabalho em Mato Grosso

Jayme Campos diz que, sem gás, Mato Grosso sofrerá "apagão"