Jayme Campos pede manutenção de extração de calcário em reserva indígena




A manutenção da jazida de calcário na reserva de Apiacás (MT) foi defendida em Plenário nesta quinta-feira (8) pelo senador Jayme Campos (DEM-MT). Para tanto, porém, será necessário revogar portaria do Ministério da Justiça de 2002. Pela Portaria n° 1.149/02, a reserva indígena Kayabi, atualmente com 117 mil hectares, passará a ocupar 1.053 milhões de hectares, com absorção de área onde se encontra a jazida.

- A vigência dessa portaria vem engessando os produtores da região e todas as pesquisas minerais naquela localidade. Sua revisão e a consequente liberação da jazida, que se encontra inativa, certamente vai propiciar a recuperação de áreas degradadas, gerar empregos e beneficiar tanto produtores de Mato Grosso, quanto do sul do Pará. Os produtores precisam de calcário para recuperar as pastagens e até as Áreas de Proteção Permanente.- concluiu.

Jayme Campos subscreveu a reivindicação, que foi encaminhada por entidades como aFederação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprossoja).

O senador observou que, na região vivem 200 famílias de produtores rurais, cujas terras foram adquiridas há mais de 40 anos. Ele ressaltou que a produção de calcário é "decisiva" para o agronegócio.

- O notável progresso do agronegócio e a tomada de consciência dos recursos de nossa biodiversidade vêm fazendo com que, em unidades federativas como o Mato Grosso e o Pará, se imponham estratégias político-econômicas mais e mais voltadas a assegurar a fruição racional e adequada de suas riquezas em prol da sustentabilidade e da prosperidade social. O sucesso de tais estratégias, contudo, depende de equilíbrio e bom-senso na adoção de políticas públicas que privilegiem o investimento produtivo - sugeriu.



08/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para garimpeiros, continua normal a extração de diamantes em reserva indígena de Rondônia

Jayme Campos contesta demarcação de terra indígena e pede explicações a Tarso Genro

Jayme Campos lamenta aumento da violência e pede manutenção de postos do Exército na fronteira

Jayme Campos critica desocupação de terra indígena em MT

Jayme Campos defende manutenção do nome de Fragelli na arena esportiva que será construída em Cuiabá

Moreira Mendes pede cautela da PF na retirada de garimpeiros de reserva indígena