Jayme Campos critica desocupação de terra indígena em MT
O senador Jayme Campos (DEM-MT) protestou, nesta quinta-feira (13), contra a forma como estão sendo retirados agricultores e suas famílias da terra indígena Marãiwatsédé, no estado de Mato Grosso. Ele lembrou que, nesta semana, houve confrontos na Gleba Suiá Missú entre posseiros, de um lado, e agentes da Força Nacional, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, de outro.
– Dez pessoas saíram feridas nesse embate. A qualquer agressão por parte das forças legais corresponderá, inevitavelmente, uma reação violenta da comunidade – avalia ele.
Essas pessoas estão sendo desalojadas devido a uma decisão da Justiça que visa assegurar essas terras – que têm área estimada de 165 mil hectares – aos índios xavantes. Segundo o parlamentar, devem ser retiradas cerca de sete mil pessoas, “que travam uma luta desesperada pela manutenção da conquista de uma vida inteira de trabalho, suor e renúncias”.
– Esses produtores rurais estão dispostos a tudo: a matar e a morrer. A qualquer momento pode acontecer uma tragédia – alertou.
Para evitar que o conflito se agrave e resulte em mortes, o senador propõe a suspensão temporária da retirada dos agricultores da região. Ele também defende uma alteração na Constituição que permita ao Senado deliberar sobre a demarcação de terras indígenas.
Além disso, Jayme Campos argumenta que, “antes de medidas extremas”, como o uso de força policial para a desocupação, é necessário esgotar o debate sobre alternativas econômicas e sociais que atendam a essas populações. Por outro lado, o senador reconhece que “a reivindicação dos indígenas é legítima e tem aparo legal”.
– Precisamos encontrar um ponto de equilíbrio que respeite as conquistas dos colonos e garanta a integridade cultural da nação xavante – declarou.
13/12/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jayme Campos contesta demarcação de terra indígena e pede explicações a Tarso Genro
Suplicy elogia desocupação de terra indígena no MT
Jayme Campos pede manutenção de extração de calcário em reserva indígena
Jayme Campos defende produtores e proprietários de terra do Mato Grosso
Jayme Campos critica sucateamento e pede reestruturação da PF
Jayme Campos critica política de assentamento do governo