Jayme Campos propõe política perene de combate à dengue



Ao lamentar o aumento do número de casos de dengue no Mato Grosso, que fez chegar a 29.977 o número de pessoas afetadas no estado, o senador Jayme Campos (DEM-MT) cobrou do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a implementação de uma política permanente de combate à doença e a outras correlatas.

Jaime Campos propôs a transformação do Plano Nacional de Contingência da Dengue em uma Secretaria Nacional de Combate à Dengue, habilitada a desenvolver ações preventivas de caráter educativo durante o ano inteiro, e não apenas a agir nos períodos de surtos.

O senador considerou inadmissível a proliferação da doença, cujo combate é feito com medidas simples, tais como a limpeza de quintais e terrenos, a higienização de canteiros e vasos domésticos e a conservação de caixas d'água e cisternas.

- Campanhas publicitárias devem ser divulgadas ao longo do ano, informando e esclarecendo a população dos riscos de doenças como a dengue. Neste aspecto, a informação é o grande remédio contra a epidemia. Antes de se combater a enfermidade, devemos agir contra a ignorância - disse.

Comparando o surto de dengue no Mato Grosso com a evolução da gripe suína no país, Jayme Campos disse, baseando-se em dados do Ministério da Saúde, que somente em seu estado a dengue teve um avanço cem vezes maior do que a pandemia que assola todo o globo.

- Se por um lado nos vangloriamos da nossa condição produtiva, por outro, temos a lamentar o descuido das autoridades sanitárias com a prevenção deste tipo de moléstia. Temos a cabeça no primeiro mundo, mas ainda estamos com os pés atolados na lama e nas doenças do terceiro mundo - lamentou.



25/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jayme Campos anuncia projeto com medidas de combate à obesidade

Jayme Campos propõe obrigatoriedade de informações em braile em restaurantes

Jayme Campos propõe criação de cadastro de estudantes estrangeiros

Jayme Campos propõe criação de Tribunal Especial do Trânsito

Jayme Campos propõe sessão em homenagem a Cândido Rondon

Jayme Campos propõe duas novas unidades da UFMT