Jayme Campos quer ex-presidentes no Conselho da República
O senador Jayme Campos (DEM-MT) anunciou nesta quinta-feira (16) a apresentação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que abre vagas no Conselho da República aos ex-presidentes da República, ao alterar o inciso I do artigo 89.
Pelo texto vigente, têm assento no conselho, que é órgão superior de consulta do presidente, o seu vice; o presidente da Câmara dos Deputados; o presidente do Senado; os líderes da maioria e da minoria na Câmara dos Deputados; os líderes da maioria e da minoria no Senado Federal; o ministro da Justiça; e seis cidadãos brasileiros natos, com mais de 35 anos de idade, sendo dois nomeados pelo presidente da República, dois eleitos pelo Senado Federal e dois eleitos pela Câmara dos Deputados. Todos os conselheiros têm mandato de três anos, sem possibilidade de recondução.
No entender de Jayme Campos, o país não pode abrir mão da experiência e da sabedoria dos seus ex-presidentes para o aconselhamento do chefe da Nação. O parlamentar mencionou o atual momento de insegurança, provocado pela crise financeira internacional , como a situação apropriada para se pensar no valor da contribuição de nomes como Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor e José Sarney à alta administração do país.
- Em momentos de tempestade e mares revoltos, é sob a experiência e a mão firme dos velhos timoneiros que repousa a esperança das embarcações alcançarem portos seguros - ponderou o senador.
Jayme Campos disse acreditar que os ex-mandatários poderiam apresentar "atalhos para o longo caminho" a ser percorrido até a recuperação da "plena vitalidade produtiva" e que, com eles, os atos do conselho teriam mais legitimidade.
Para o senador, a turbulência na economia mundial "pode corroer todos os pilares do capitalismo moderno". Jayme Campos é de opinião, também, que há o risco de uma recessão em escala global, à qual o Brasil não ficará imune.
16/10/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
CCJ aprova PEC que integra ex-presidentes a Conselho da República
Jayme Campos assume presidência interina do Conselho de Ética do Senado
Azeredo quer incluir o nome de Pedro Aleixo na galeria dos presidentes da República
Jayme Campos quer que PRF contrate aprovados em concurso
Jayme Campos quer pressa na votação de questões federativas
Jayme Campos quer sinalização trilíngue nas rodovias brasileiras