Jayme Campos quer pressa na votação de questões federativas




O senador Jayme Campos (DEM-MT) assinalou a necessidade de o Congresso Nacional votar urgentemente algumas questões pertinentes ao equilíbrio federativo. Ele disse que, como líder da minoria no Senado Federal, envidará todos os esforços para que essas matérias sejam apreciadas o mais rapidamente possível.

Em pronunciamento nesta quinta-feira (1º), o parlamentar afirmou que "a aflição com que os governadores expuseram a situação de seus estados", em reunião na última terça-feira (28) com os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, deputado Marco Maia e Senador José Sarney, "bem expressa a gravidade dos riscos que corremos, se não dedicarmos atenção prioritária a estas questões".

O senador elogiou a proposta feita por José Sarney de aprofundar os estudos com vista à rediscussão do pacto federativo, ao mesmo tempo em que se analisa as novas propostas de implementação da reforma política. Ele enalteceu ainda a experiência e a competência do ex-presidente do Brasil para conduzir o processo.

O líder da minoria afirmou que "as dívidas dos estados já ultrapassam os limites da razoabilidade" e que algumas unidades da federação estão à beira da falência. O parlamentar disse que os constantes aumentos de despesas, sem a previsão de novas fontes de financiamentos - como os criados pelo piso nacional do magistério e pela regulamentação da Emenda Constitucional nº 29 -, têm levado a "crescentes desequilíbrios" nas contas estaduais.

O parlamentar afirmou que a solução para os problemas federativos passa pelo fim da guerra fiscal e pela busca de um consenso na redistribuição dos royalties do petróleo.



01/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Braga cita MPs, Plano de Educação e questões federativas como prioridades da pauta de votação

Taques pede maior participação do Congresso nas questões federativas

Casildo Maldaner pede empenho para definição de questões federativas

Delcídio relata reunião sobre questões federativas no Ministério da Fazenda

Eduardo Braga alerta para urgência de soluções para questões federativas

Jayme Campos pede votação rápida de PEC sobre criação de municípios