JEFFERSON COBRA EXPLICAÇÕES DE KRAUSE



O senador Jefferson Péres (PSDB-AM) manifestou hoje (26) sua indignação pelo fato de o Brasil estar recusando ajuda internacional oferecida pelas Nações Unidas para combater os incêndios em Roraima. "Estou pedindo explicações ao ministro do Meio Ambiente, Gustavo Krause, porque recebi informações de uma Organização Não-Governamental, e também de um funcionário da ONU,atribuindo a recusa a integrantes das Forças Armadas brasileiras que temeriam uma internacionalização da Amazônia".

Para Jefferson Péres, "somente na cabeça de pessoas desinformadas e alheias ao papel exercido pelas Nações Unidas ao longo de décadas, poderia haver preocupação com uma balela dessas. É ver fantasmas ao meio-dia imaginar que uma equipe internacional sob a égide da Organização poderia abrir caminho para uma ação armada que pudesse resultar numa internacionalização da região", argumentou.

O papel da ONU é eminentemente pacífico, relatou Jefferson."Somente em duas ocasiões, a Organização patrocinou intervenções militares: em 1950, quando a Coréia do Norte invadiu a Coréia do Sul e, recentemente, na Guerra do Golfo, quando o Iraque anexou o Kuwait. Em ambas as ocasiões, a ONU interveio justamente para restabelecer a soberania de países invadidos. É esse o espírito de sua Carta", garantiu.

Pelas minhas informações, em novembro do ano passado, quando começaram as queimadas na Amazônia, que foram prenúncio do atual desastre de Roraima, o governo brasileiro também recusou ajuda da ONU, indignou-se Jefferson. "Todos os países que enfrentam calamidades aceitam ajuda internacional. Quando há furacões, enchentes e secas que resultam em fome, as equipes da ONU são saudadas comalívio pelos governos e população".

Como explicar que autoridades brasileiras se sintam humilhadas, ou temerosas,por receber ajuda internacional?, perguntou o senador amazonense."Aguardarei os 30 dias regulamentares para receber as explicações do ministro Krause. Se não ficar satisfeito, convocarei o titular da pasta do Meio Ambiente para dar, a todos os senadores, os motivos de tanta desconfiança, que engloba até a equipe da Argentina que hoje atua em Roraima. Soube que há integrantes das Forças Armadas que não ficaram satisfeitos com sua presença", afirmou.



26/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson quer explicações de Serra ao Senado

JEFFERSON QUER EXPLICAÇÕES PARA AUMENTO DOS COMBUSTÍVEIS

JEFFERSON QUER EXPLICAÇÕES DE GENERAL CARDOSO SOBRE ATIVIDADES DA ABIN

Suplicy cobra explicações do secretário do Tesouro dos EUA

BENEDITA COBRA EXPLICAÇÕES SOBRE PRIVATIZAÇÃO DE FLORESTAS

Agripino cobra explicações sobre uso de cartão corporativo