Jefferson: honrar Covas é ter Congresso ético



O senador Jefferson Péres (PDT-AM) contou, na sessão especial realizada nesta terça-feira (5), que não privou da amizade de Mário Covas, tendo mantido com este apenas dois encontros ocasionais, mas destacou a forte identificação que sentia com aquelas que descreveu como as principais características do homenageado: a ética e o sentimento público.

- Chego a esta tribuna sob um imperativo moral de resgatar uma dívida comigo mesmo, ao prestar publicamente tributo ao morto que reverenciei em vida - disse Jefferson, aproveitando para cobrar de todos os parlamentares uma reflexão sobre o momento político por que passa o país.

Para o senador, a revisão que os políticos devem fazer dos valores e dos padrões de conduta é a melhor honra que se pode fazer à memória de Mário Covas, já que era este o ideal do homenageado. Esta é também, observou o senador, a forma de o Congresso ser aceito e respeitado pela sociedade.

- Só lhe honraremos a memória se instituirmos como prática rotineira passar a instituição a limpo, fazendo a tarefa que o dever nos impõe, nada prazerosa, antes pesarosa, mas que precisa ser feita - avaliou o senador.

Jefferson Péres ressaltou, porém, que essa reflexão não pode significar apenas uma satisfação à sociedade, mas deve representar uma "profunda mudança em nossos abastardados costumes políticos" e uma busca constante do homem público, a exemplo do que fez Mário Covas, lembrou.

- Ele foi um popular toureiro abatido e morto ante aplausos e prantos da platéia. "Vai demorar muito a nascer, se é que nascerá, um homem público tão claro, tão rico de decência como foi Mário Covas" - citou Jefferson, parafraseando o poeta espanhol Federico García Lorca.



05/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Praia destaca legado ético de Jefferson Péres

Virgílio destaca legado ético deixado por Jefferson Péres

JEFFERSON QUESTIONA ASPECTO ÉTICO DO PAGAMENTO DA CONVOCAÇÃO EXTRAORDINÁRIA

Artur da Távola destaca caráter ético de Covas

Saturnino tem Mário Covas como exemplo ético

Roseane Sarney: 'Covas deixou legado ético a políticos jovens'