Jefferson pede o fortalecimento da educação básica



O fortalecimento da educação básica, com a valorização dos professores, é o caminho que o governo deve adotar, disse o senador Jefferson Péres (PDT-AM), se quiser melhor os índices relativos à educação no país. Ele considerou "um duro golpe" os dados revelados pelo relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que coloca o Brasil no 72º lugar, entre 127 nações, no tocante a avanços em relação a quatro metas educacionais: universalização do ensino primário, redução do analfabetismo adulto em 50%, cortes drásticos dos índices de evasão escolar após a 5ª série e igualdade de acesso à educaçãopara meninos e meninas.

O senador manifestou a sua tristeza ao verificar que o Brasil está bem abaixo da Argentina, em 23º lugar; Cuba, 30º, e Chile, 38º. Na classificação por percentual do Produto Interno Bruto (PIB) investido anualmente em educação entre 16 países latino-americanos, o Brasil ocupa o nono lugar, abaixo de Cuba e Bolívia, entre outros, acrescentou o senador.

Jefferson Péres ressaltou que a Unesco trabalhou com dados colhidos entre os anos de 2001 e 2002, refletindo a realidade dos últimos anos do governo de Fernando Henrique Cardoso. O senador disse que não via, no entanto, muitos avanços no governo de Luiz Inácio Lula da Silva em quase dois anos, já que o atual ministro da Educação, Tarso Genro, vem dedicando maior atenção às universidades.



19/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Praia defende fortalecimento da educação

Jefferson Praia pede fortalecimento da Defensoria Pública

Cristovam pede apoio de universidades à educação básica

Suassuna pede mais verbas no Orçamento para a educação básica

Em homenagem às mantenedoras de ensino superior, Cristovam pede prioridade à educação básica

Ministério da Educação avalia currículos da educação básica nesta quarta-feira (11)