Jefferson Praia pede fortalecimento da Defensoria Pública
Durante a comemoração, nesta terça-feira (25), do Dia da Defensoria Pública, o senador Jefferson Praia (PDT-AM) defendeu o fortalecimento da instituição que, conforme afirmou, necessita de mais recursos materiais, humanos e tecnológicos.
O senador lembrou que a Defensoria Pública, criada pela Constituição de 1988, conquistou sua autonomia constitucional e orçamentária com a aprovação da Emenda Constitucional nº 45/2004. Essa reivindicação social, "longamente reprimida", disse o senador, conferiu à defensoria autonomia administrativa, funcional e orçamentária.
Já a Lei Complementar 132/09, disse o senador, garantiu à Defensoria Pública atuação multidisciplinar, o que possibilitou aos mais pobres o atendimento por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos. Também foi possível, assinalou, oferecer às pessoas com menos recursos solução extrajudicial de conflitos, por meio da mediação e outros instrumentos de busca de acordo entre as partes, "contornando o congestionamento da Justiça". Outro benefício oferecido pela defensoria, acrescentou, são as ações coletivas, quando interessados formam grupos de "pessoas hipossuficientes" e, com isso, diminuem o volume de demandas e ações e evitam saturar os canais judiciais.
Recursos humanos escassos
Jefferson Praia citou o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Amazonas (Adepam), Clóvis Barreto, segundo o qual "é dramaticamente insuficiente" o quadro de defensores públicos no estado, a exemplo de outros como Goiás e Santa Catarina. Conforme o senador, das 150 vagas existentes em seu estado e somente um terço delas foram preenchidas até o momento, sendo que milhões de cidadãos brasileiros com poucos recursos precisam da assistência gratuita fornecida pelo Estado.
Ao recordar os primórdios da história e as reformas empreendidas na Grécia por Sólon e aprimoradas por Clístenes, que permitiram a implantação de uma solução pacífica para os conflitos entre os clãs familiares por meio da justiça pública, o senador disse que essas experiências serviram de "inspiração e estudo". Porém, as demandas de uma sociedade complexa como a atual, com desigualdades socioeconômicas "graves e historicamente arraigadas", tornaram o princípio da igualdade de direitos e deveres uma utopia.
Jefferson Praia disse que transformar a utopia da Justiça em realidade, foi um desafio para personalidades históricas como o padre Antonio Vieira, Rui Barbosa, Joaquim Nabuco e Sobral Pinto, entre outros.
- Tudo isso serve para pôr em relevo a importância da jovem instituição da Defensoria Pública, cujo dia nacional é comemorado em 19 de maio e cuja necessidade foi explicitamente reconhecida pelo Constituinte de 1988 - elogiou.
25/05/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Wilson Santiago pede fortalecimento da Defensoria Pública
Wilson Santiago pede fortalecimento da defensoria pública
Jefferson Praia defende fortalecimento da educação
Jefferson Praia pede realização de audiência pública para debater situação das Farc
Especialistas defendem fortalecimento da Defensoria Pública
Jefferson pede o fortalecimento da educação básica