Suassuna pede mais verbas no Orçamento para a educação básica



O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) fez um apelo aos parlamentares para que sejam aumentadas as verbas destinadas à educação básica no Orçamento da União de 2006, que deve ser votado ainda nesta semana. A seu ver, dentre as necessidades básicas do ser humano, a educação se destaca como "uma alavanca" para a melhoria da qualidade de vida da população por afetar positivamente outras áreas prioritárias, como higiene, alimentação, saúde e habitação.

- Se é grande a necessidade de qualificar o gasto público, de obter melhores resultados com os parcos recursos livres do orçamento federal, a educação é o ponto ideal, o ponto em que se obtém melhor retorno para os investimentos públicos - disse, considerando o setor desassistido em termos de investimentos federais.

O líder do PMDB lamentou que no Orçamento de 2005 os valores autorizados para a educação tenham correspondido a 47,4% dos alocados à saúde. Além disso, acrescentou, as verbas destinadas para educação nos estados - de 25% - não correspondem a investimentos reais, uma vez que são usadas para folha de pagamento de pessoal.

- Não se trata aqui, evidentemente, de reduzir a importância dos recursos alocados à saúde, fundamentais para o desenvolvimento social. Trata-se, pelo contrário, de questionar a pouca contribuição que a União vem dando, no contexto federativo, à educação. Queria que fosse mais - disse.

Suassuna também comentou documentário apresentado pelo programa Fantástico da TV Globo neste domingo (19), que expõe o envolvimento de crianças no narcotráfico nos morros e favelas brasileiras. A seu ver, o problema é conseqüência da deficiência do sistema educacional brasileiro.

Em aparte, o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) elogiou o tema do discurso, sugerindo que a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) promova audiência pública com os responsáveis pela produção do programa para ampliar o debate sobre o tema.

20/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Secretário cobra mais verbas federais na educação básica

NEY SUASSUNA PEDE MAIS ATENÇÃO PARA SAÚDE E EDUCAÇÃO

Representante do Conselho de Secretários de Educação pede mais verbas da União para ensino básico

Oposição pede prazo para reexaminar redistribuição de verbas do orçamento

Suassuna pede esforço dos parlamentares para aprovar orçamento

MOZARILDO DEFENDE MAIS VERBAS PARA A EDUCAÇÃO