JEFFERSON PEDE REGULAMENTAÇÃO DOS SERVIÇOS PRIVADOS DE SAÚDE



O senador Jefferson Péres (PSDB-AM) afirmou hoje (24) que o Congresso e o governo federalprecisam adotar medidas amplas e urgentes para proteger os que dependem dos serviços privados de saúde. Na opinião dele, "por absoluta falta de regulamentação", 40 milhões de usuários de seguros e planos de saúde não têm a quem recorrer quando descobrem que o plano comprado é bem diferente daquele que lhes foi vendido "por obra e graça da propaganda enganosa".

Para o senador, a ausência de um sistema público de saúdenão pode ser suprida pelo mercado privado. Por outro lado, "o vazio legislativo e regulatório na questão da saúde" fomenta o vale-tudo e o descaso com a vida humana, sem um código mínimo que puna as empresas que neguem a seus clientes o básico necessário para o atendimento de suas necessidades.

Além desse aspecto, Jefferson Péres disse queas mensalidades dos planos e seguros de saúde registram aumentos de até 160% ou mais entre janeiro de 1995 e junho último, período em que amplas categorias de trabalhadores como os servidores públicos tiveram seus proventos congelados.

Ele destacou entrevista do deputado José Aristodemo Pinotti (PMDB-SP), concedida à revista IstoÉ, em que o parlamentar afirma que um poderoso lobby parlamentar está bloqueando a tramitação de vários projetos de regulamentação dos planos e seguros de saúde que, por essa razão, estão parados na Câmara dos Deputados quatro anos depois de já haverem sido aprovados pelo Senado Federal.

24/07/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS debate regulamentação dos planos de saúde privados

GILBERTO MIRANDA PEDE TRANSCRIÇÃO DE ARTIGO SOBRE PLANOS DE SAÚDE PRIVADOS

Rosalba pede pressa na regulamentação da emenda da saúde

Procon-SP não recomenda cobrança de serviços privados na conta de energia

Garibaldi pede regulamentação da emenda com recursos para a saúde

Ana Rita manifesta preocupação com saúde e pede regulamentação da Emenda 29