Ana Rita manifesta preocupação com saúde e pede regulamentação da Emenda 29
A senadora Ana Rita (PT-ES), em discurso nesta terça-feira (10) no Plenário, manifestou preocupação com a situação da saúde pública no país. De acordo com a senadora, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem "pouca qualidade e ainda está distante do ideal".
Ana Rita disse que a saúde precisa de financiamento e o Brasil precisa investir mais na área. Segundo a parlamentar, o gasto per capita do governo foi de US$ 252 no ano de 2007, ficando atrás de Argentina e Uruguai. A senadora ainda pediu urgência na regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, que fixa um valor mínimo de aplicação de recursos na área da saúde.
- Com a regulamentação desta emenda, muitos dos problemas da saúde serão diminuídos - afirmou a senadora.
Ana Rita ainda destacou a realização de audiência da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) no último dia 4, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A senadora afirmou que ficou satisfeita com a apresentação de Padilha e elogiou a intenção do governo de ampliar a rede de atendimento à mulher, com programas voltados para a gestante. Ela ainda destacou a preocupação do governo com a saúde mental e com o uso de drogas. Ana Rita disse que os consumidores de crack são ou foram consumidores de álcool e que "o custo econômico e emocional" provocado pelas drogas é imensamente preocupante.
- Nosso mandato está comprometido com o combate às drogas - afirmou.
A senadora também citou relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), que elogiou o sistema brasileiro de saúde pública. Segundo o relatório, metade da população não contava com nenhum tipo de cobertura em 1988. Já em 2008, mais de 75% dos brasileiros já eram alcançados pelo SUS.
Câncer de mama
Ana Rita aproveitou o discurso para destacar a audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), realizada na manhã desta terça-feira para debater o câncer de mama no país. A senadora afirmou que, no Brasil, cerca de 30 mulheres morrem por dia desta doença. Segundo a parlamentar, o número de ocorrências em algumas regiões é o dobro em relação aos registros do país como um todo.
- Esses números nos levam a pensar em uma política regionalizada de combate ao câncer no país - afirmou Ana Rita.
10/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Recursos para saúde: Ana Rita cobra regulamentação da Emenda 29
Ana Rita manifesta preocupação com reforma no Plano Diretor de Vila Velha (ES)
Rosalba pede pressa na regulamentação da emenda da saúde
Garibaldi pede regulamentação da emenda com recursos para a saúde
Jayme Campos pede a regulamentação da Emenda 29, que destina recursos à saúde
Lúcia Vânia pede regulamentação de emenda que destina recursos para a saúde