Jefferson Péres defende ministro do Trabalho e acredita em mal-entendido no caso Pagrisa



O senador Jefferson Péres (AM), líder do PDT, defendeu da tribuna o ministro do Trabalho e presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, de declarações feitas por senadores na sessão de terça-feira (25), quando se discutia o caso da usina de álcool Pagrisa, do Pará, acusada em relatório de fiscais do trabalho de manter funcionários em situação degradante.

Jefferson Péres acredita que tem havido mal-entendidos no episódio, que acabou levando uma comissão de senadores a visitar a Pagrisa, na semana passada. Ele salientou que a fiscalização dos 13 agentes públicos, inclusive de um representante do Ministério Público do Trabalho, foi feita dois meses atrás. A comissão de senadores que lá esteve na semana passada pode não ter encontrado os problemas apontados na fiscalização, pois a empresa pode ter resolvido tudo nesse período.

O parlamentar lamentou que o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) tenha se referido ao ministro Carlos Lupi como "pessoa folclórica" e acredita que o senador irá considerar que se excedeu no debate. Sustentou que o ministro mandou suspender os serviços de fiscalização de trabalho escravo "por cautela", quando se poderá verificar se houve algum excesso dos fiscais na Pagrisa.

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) observou que os fiscais documentaram todo o trabalho na usina de álcool, com filmagens e depoimentos gravados, além de muita documentação.

- Não vamos desmentir os senadores e nem o relatório. Mas houve falta de respeito no debate de ontem [terça-feira] neste Plenário - disse Cristovam.

26/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Péres defende ministro do Trabalho e diz que suspensão de fiscalização foi "cautela"

Senadores estão reunidos com ministro do Trabalho para tratar do caso "Pagrisa"

Jefferson Péres defende plano de trabalho comum para processos contra os três senadores

Jefferson Péres não acredita na internacionalização da Amazônia

José Nery manifesta preocupação com relações entre Senado e Ministério do Trabalho no caso Pagrisa

Ministro do Trabalho explica o relatório sobre Pagrisa