Jefferson Péres não acredita na internacionalização da Amazônia



O senador Jefferson Péres (PDT-AM) afirmou nesta quinta-feira (26), em audiência pública promovida pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), que -não existe o menor perigo de internacionalização da Amazônia-. Na sua opinião, a idéia da internacionalização é -absolutamente esdrúxula- e não encontra respaldo no Direito Internacional.

Para Jefferson, o futuro da Amazônia -está nas mãos dos brasileiros-. Por isso, solicitou a criação de um projeto nacional para a região, como forma de garantir o pleno desenvolvimento local, com inclusão social.

Durante o debate, o senador João Capiberibe (PSB-AP) reconheceu que a -negligência histórica- dos governantes brasileiros com relação à Amazônia -pode limitar a soberania do Brasil em toda a região-. Ele também defendeu uma política integrada e sustentável para a Amazônia. O mesmo pensamento demonstrou o senador Marcelo Crivella (PL-RJ), ao informar que o estado do Amapá recebeu, no ano passado, apenas R$ 6 milhões, por meio das chamadas transferências voluntárias. -Isso é muito pouco-, advertiu.

O senador Pedro Simon (PMDB-RS), que junto com o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) foi o autor do requerimento que resultou na realização da audiência pública, pregou a criação do Ministério da Amazônia, destinado a preservar a região e encontrar saídas concretas para que ela encontre o caminho do crescimento sustentável.

Arthur Virgílio pregou o que chamou de -jogo duro contra a biopirataria-, bem como a canalização de maiores recursos para a Amazônia, para que ela possa ter pleno desenvolvimento. Já Gilberto Mestrinho (PMDB-AM) defendeu a adoção de políticas racionais para a região. Do contrário, notou, a Amazônia continuará a sofrer um processo de esvaziamento. O senador Augusto Botelho (PDT-RR) defendeu agilização na definição das terras indígenas no estado de Roraima para que trabalhadores e agricultores não sejam prejudicados.



26/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para Jefferson, reação à internacionalização da Amazônia deve ser bem-humorada

Jefferson Praia elogia posição de Ricardo Lagos sobre internacionalização da Amazônia

Jefferson Péres não acredita na aprovação da reforma tributária

JEFFERSON PÉRES ACREDITA QUE TODOS BLEFAM EM NEGOCIAÇÃO COM FMI

Jefferson Péres acredita que o PAC aumentará índice de emprego

Jefferson Péres defende ministro do Trabalho e acredita em mal-entendido no caso Pagrisa