JEFFERSON PERES DIZ QUE FALTOU DIGNIDADE AO MINISTRO RAFAEL GRECA



O senador Jefferson Peres (PDT-AM) disse em plenário, nesta sexta-feira (dia 28), que faltou dignidade ao deputado federal e ex-ministro dos Esportes e Turismo, Rafael Greca (PFL-PR). Para o representante do Amazonas, o ministro se manteve no cargo por dois meses "enfrentando a famosa fritura", quando todo o país já sabia que ele seria demitido.
O senador lembrou ter dito ao ministro que ele deveria deixar o cargo, na ocasião em que Greca compareceu ao Senado para responder perguntas sobre o suposto favorecimento a casas de bingo, por meio de atos do ministério. Na opinião de Jefferson, o ministro "manchou sua carreira política" e sua gestão no ministério "empacou com a nau-capitânea, que deveria ser seu triunfo". O senador referia-se à réplica da caravela de Pedro Álvares Cabral que não conseguiu deixar o porto de Salvador, depois de gastos de quase R$ 4 milhões, parcialmente pagos pelo ministério.
Em aparte, o senador Francelino Pereira (PFL-MG) afirmou que as acusações contra Greca não foram provadas e ressalvou a grande votação para a Câmara dos Deputados obtida pelo ex-prefeito de Curitiba. Apenas na capital paranaense, observou, foram mais de 170 mil votos.
Jefferson respondeu que não se referia à honestidade do ministro, mas à sua falta de dignidade ao se apegar ao cargo. O senador disse que pediria demissão de qualquer cargo que ocupasse no momento em que suspeitasse de qualquer desconfiança por parte de seu chefe. Opinou também que, para ele, o pronunciamento das urnas não quer dizer nada neste caso.
- Se eu tiver provas de que um senador é ladrão, ele pode ser eleito prefeito, governador e até presidente da República; mas, para mim, continuará sendo um ladrão - afirmou o parlamentar do PDT.
O senador lastimou o que chamou de "coisas lamentáveis" da política brasileira, como a anunciada demissão de Greca e a ameaça de retaliações, pelo governo, contra os parlamentares da base aliada que votaram com a oposição na discussão sobre o salário mínimo na sessão do Congresso na última quarta-feira. Entre as retaliações citou a demissão de delegado do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), indicado por daqueles deputados.
- Usar para apadrinhamento político um órgão destinado a promover a reforma agrária! Isto não é política, é politiquice da mais rasteira! - protestou Jefferson Peres.

28/04/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


NAPOLEÃO DIZ QUE NÃO HÁ FATOS CONTRA RAFAEL GRECA

MOREIRA MENDES DEFENDE RAFAEL GRECA

ÁLVARO DIAS COMENTA AÇÃO DE IMPROBIDADE CONTRA RAFAEL GRECA

RAFAEL GRECA LANÇA IDÉIAS PARA IMPUSIONAR ESPORTE E TURISMO

RAFAEL GRECA: TODAS AS PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS CONTRA IRREGULARIDADES FORAM TOMADAS

Jefferson Péres sugere demissão do ministro da Saúde