ÁLVARO DIAS COMENTA AÇÃO DE IMPROBIDADE CONTRA RAFAEL GRECA
ÁLVARO DIAS COMENTA AÇÃO DE IMPOBRIDADE CONTRA RAFAEL GRECA
Ao registrar editoriaispublicados nas edições do jornal Folha de São Paulo de sexta-feira (dia 19) e sábado(dia 20) passados, sobre a existência de uma possível operação para "abafar"as denúncias contra os ministros Rafael Greca e Eliseu Padilha, o senador Álvaro Dias(PSDB-PR) comentou uma ação de improbidade administrativa impetrada pelo MinistérioPúblico na última sexta-feira (dia 19), contra o ministro Greca.
De acordo com o senador pelo Paraná, o ministro Rafael Greca está sendo denunciado peloMinistério Público por ter infringido pelo menos três dispositivos da Lei deImprobidade. "Por ações e omissões, não cumpriu seus deveres de honestidade,imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições. Em alguns pontos, cometeudiretamente os atos de improbidade, em outros casos, induziu e principalmente concorreupara a prática dos atos de improbidade" diz o texto da ação, lido por ÁlvaroDias.
Uma reportagem publicada neste final de semana, pela Istoé, contendo denúncias feitaspor empresários do jogo do bingo no Brasil, de que o advogado curitibano André RobertoManfredini e o lobista Sérgio Buffara (irmão de Luiz Antônio Buffara, que segundo arevista é amigo e assessor de confiança de Rafael Greca), teriam oferecido alegalização da máquina de caça-níqueis no país em troca de dinheiro para o caixa decampanha do ministro, também foi citada por Álvaro Dias.
O senador ratificou a sugestão dada pelos denunciantes, em entrevista aos repórteres daIstoé. "Basta romper o sigilo bancário dessa gente que se encontrará o caminho dodinheiro. No total, pagamos mais ou menos R$ 6,5 milhões", teria dito um dosempresários do jogo do bingo.
Álvaro Dias também comentou o depoimento prestado por Rafael Greca na últimaquinta-feira (dia 18), no plenário do Senado. Na sua opinião, o ministro fez umaconfissão de "incompetência absoluta e de irresponsabilidade". O senador disseque ficou surpreso com a reação de alguns senadores, especialmente líderes do PFL, quemanifestaram-se satisfeitos com a exposição de Greca.
- O que ficou foi a sensação da impunidade. No festival de mentiras que se assistiu, eleafirma não saber de absolutamente nada do que se passa no seu Ministério. Sequer conheceos seus principais assessores. Não foi responsável pela nova formatação do Indesp.Desconhecia a existência de redatores estranhos para uma portaria que burlou alegislação até então vigente, para escancarar as portas do país para os jogos de azar enumerou o senador.
Para Álvaro Dias, no momento cabe perguntar ao presidente Fernando Henrique Cardoso se,após a denúncia do Ministério Público, alguma providência será tomada. O senadorquestionou se um ministro pode ser réu de um processo. Ele disse que o estatuto doservidor público obriga que se afaste de suas atividades o funcionário réu.
22/11/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
NAPOLEÃO DIZ QUE NÃO HÁ FATOS CONTRA RAFAEL GRECA
RAFAEL GRECA: TODAS AS PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS CONTRA IRREGULARIDADES FORAM TOMADAS
Alvaro Dias comenta denúncia da OAB contra o presidente da República
MOREIRA MENDES DEFENDE RAFAEL GRECA
JEFFERSON PERES DIZ QUE FALTOU DIGNIDADE AO MINISTRO RAFAEL GRECA
RAFAEL GRECA LANÇA IDÉIAS PARA IMPUSIONAR ESPORTE E TURISMO