Jefferson Péres diz que inconstitucionalidade da MP do Banco Central é "solar", de "uma clareza que cega"



O senador Jefferson Péres (AM), líder do PDT, disse que se o presidente da República fosse Leonel Brizola, ele, Jefferson Péres, como líder do partido, renunciaria imediatamente se o governo enviasse ao Congresso Nacional uma medida provisória como a que concede status de ministro ao presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

- Imaginem se, há alguns anos, o presidente Fernando Henrique enviasse uma MP semelhante para garantir o foro privilegiado para o então presidente do BC, Armínio Fraga. Os senhores e senhoras, senadores do PT, votariam a favor ou fariam um escândalo? É o que lhes pergunto, já que os tenho na conta de honestos - disse Jefferson Péres.

O líder do PDT afirmou não aceitar que o governo use o princípio de que os fins justificam os meios.

- Não vou nem discutir a inconstitucionalidade dessa MP. É de uma clareza cegante, solar. Como é que os senhores têm a coragem de subir à tribuna e dizer que pau é pedra?

Jefferson Péres prosseguiu, classificando como "imoral" a chamada MP do Meirelles.

- Logo o doutor Meirelles, um homem de grande magnetismo pessoal, tanto que arrebanhou um número impressionante de votos em Goiás - eu gostaria de conhecer o segredo de tanto carisma - ironizou.

O senador Jefferson Péres invocou por duas vezes o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), a quem aponta como homem de grandes qualidades morais e considerado "puro", ao contrário da maioria dos políticos.

- Senador Suplicy, já que está na moda cantar na tribuna, eu quero aqui recordar Charles Aznavour: "Que reste-t-il de nos amours?" (O que resta de nosso amor?) - cantarolou o senador, citando uma velha canção do cantor, compositor e ator armênio naturalizado francês Charles Aznavour, sucesso no fim dos anos 60.



08/12/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Péres dá "nota 10" para atuação de Meirelles no Banco Central.

PARA JEFFERSON PÉRES, MUDANÇA NO BANCO CENTRAL É PERDA DE SOBERANIA

Vaga de Jefferson Péres será ocupada por seu primeiro suplente, Jefferson Praia

'Ninguém poderia substituí-lo', diz Jefferson Praia sobre Jefferson Peres

Jefferson Praia destaca legado ético de Jefferson Péres

Jefferson Praia deverá assumir a vaga de Jefferson Péres