Jefferson Péres lamenta "proposta pífia" de Lula ao G-8



O senador Jefferson Péres (PDT-AM) lamentou nesta terça-feira (3), e classificou como -pífia-, a proposta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez aos países membros do Grupo dos Oito Países mais Desenvolvidos do Mundo (G-8), de criação de um fundo destinado a combater a fome no mundo com recursos provenientes de uma taxação sobre a indústria bélica.

- A proposta do presidente Lula tem um problema de natureza ética, traz uma contradição insanável e, por isso, caiu no vazio. Não foi mencionada no comunicado final do encontro do G-8 na Suíça e foi criticada pelo presidente da África do Sul e pelo representante do Movimento Anti-Globalização, porque a proposta busca combater a pobreza com recursos de uma indústria mortífera e condenável - afirmou.

A proposta de Lula, afirmou Jefferson Péres, cria para a indústria bélica uma justificativa moral para produzir mais e mais armas, pois estariam contribuindo para o combate à fome e à miséria. A mesma justificativa moral, acrescentou, poderia ser utilizada pelos narcotraficantes cariocas, uma vez que são grandes compradores de armamento pesado.Na avaliação de Jefferson Péres, o presidente da República -perdeu uma oportunidade de ouro- para apresentar uma proposta realmente viável.

- Ele foi mal assessorado e preferiu ser original - afirmou.

O senador disse que Lula deveria ter resgatado a proposta de formar um fundo de combate à miséria com parte dos orçamentos militares. Com isso, acredita o senador, seria possível, além de ajudar os pobres, diminuir a produção de armas.



03/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Péres lamenta tragédia em Alcântara

Serra lamenta morte do senador Jefferson Péres

Associação dos Magistrados lamenta o falecimento de Jefferson Péres

JEFFERSON PÉRES LAMENTA MORTE DE FRANK SINATRA

Garibaldi abre sessão e lamenta morte de Jefferson Péres

Jefferson Péres manifesta preocupação com pronunciamentos de Lula