JEFFERSON PÉRES: "SAÚDE NO PAÍS É MOTIVO DE INDIGNAÇÃO PERMANENTE"
O senador Jefferson Péres (PSDB-AM) disse hoje (dia 29) que o presidente Fernando Henrique Cardoso "tem a responsabilidade histórica de, neste ou no seu próximo mandato, assegurar a todos os brasileiros o acesso público e universal à escola, à saúde e à previdência". No caso da saúde, Péres considerou o setor "motivo de indignação permanente".
Afirmando-se privatista na área econômica e "ferrenhamente estatista" em relação àqueles setores, ele afirmou que nada impede investimentos privados em educação, saúde e previdência, "mas é indispensável que os três sistemas sejam publicamente garantidos a todos".
O senador destacou particularmente a situação da saúde no país, em que, assinalou, sem condições de atendimento seguro e decente em hospitais públicos, 40 milhões de pessoas movimentam cerca de R$ 10 bilhões em planos de saúde privados e, mesmo assim, não têm garantia de cobertura em vários tipos de doenças.
Jefferson Péres observou que se trata-se de setor que necessita de regulamentação urgente, mas, acrescentou, conforme denúncia feita pelo deputado José Aristodemo Pinotti, projeto que tramita na Câmara está sofrendo "um forte lobby das empresas de saúde privada".
Em aparte, o senador Bernardo Cabral (PFL-AM) disse que "um governo sério não pode deixar de reconhecer o que Jefferson Péres assinalou". A cifra de R$ 10 bilhões, referente a recursos movimentados pelas empresas privadas de saúde, acentuou, exige "vergonha na cara para, de uma vez por todas, chegar a uma regulamentação dos planos de saúde".
29/08/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
JEFFERSON PÉRES ADMITE QUE O PAÍS VAI PARA A RECESSÃO
Jefferson Péres quer Senado como centro das discussões do país
Jefferson Péres sugere demissão do ministro da Saúde
JEFFERSON PÉRES CRITICA INGERÊNCIA POLÍTICA NA SAÚDE
Jefferson Péres contesta Lula e diz que país pode ser governado sem medidas provisórias
Para José Sarney, Jefferson Péres fará muita falta ao Senado e ao país