JEFFERSON PÉRES CRITICA INGERÊNCIA POLÍTICA NA SAÚDE



A ingerência política é uma das causas dos problemas que a saúde pública no Brasil vem enfrentando, afirmou hoje (dia 27) o senador Jefferson Péres (PSDB-AM), em discurso no plenário. Ele citou matéria publicada na edição desta sexta-feirado jornal Folha de S. Paulo, sob o título "José Serra assume órgão loteado pela base aliada", que denuncia a distribuição de cargos da Fundação Nacional de Saúde (FNS) entre políticos da base do governo federal.

- Se o senador José Serra não tiver poder, força, coragem e disposição para fazer uma limpeza e entregar a FNS e todos os órgãos do Ministério da Saúde a pessoas competentes e livres de injunções políticas, é melhor que não aceite sua indicação. No seu lugar, eu nem assumiria o Ministério, principalmente num ano eleitoral - opinouJefferson.

Lamentando que esse tipo de nomeação seja feita obedecendo a critérios políticos e que o costume faça parte da cultura brasileira, Jefferson Péres frisou: "Infelizmente, 90% dos políticos julgam que isso é natural, que os cargos devem ser preenchidos através de indicações políticas. Para eles, isso é normal, inclusive num setor como o da saúde, que pode ser utilizado com fins eleitoreiros, quando não para algo pior."

Depois de afirmar que "a cada dia que passa se desilude da vida pública", Jefferson Péres observou que "cheguei a este Senado sem usar cargo, sem usar a máquina administrativa, sem usar dinheiro de empresário. Quem usa a máquina, quem usa o governo, quem usa os cargos públicos para galgar postos não é um político, mas sim um politiqueiro, um aproveitador".



27/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


JEFFERSON PÉRES CRITICA POLÍTICA DO BNDES

Jefferson Péres critica o desvirtuamento das polícias

JEFFERSON PERES CRITICA PROCESSO DE PRIVATIZAÇÃO

Jefferson Péres critica aumento de juros

JEFFERSON PÉRES CRITICA DECLARAÇÕES DE BRIZOLA

JEFFERSON PERES CRITICA BANDA CAMBIAL