Jefferson Péres volta a defender intervenção temporária no Rio de Janeiro



O senador Jefferson Péres (PDT-AM) voltou a defender nesta terça-feira (7) uma intervenção federal temporária no Rio de Janeiro. No seu ponto de vista, os Conselhos da República e de Defesa deveriam ser convocados a analisar a medida "em defesa da população da cidade". Os episódios de violência urbana registrados têm frustrado, segundo afirmou, o exercício de três direitos básicos do cidadão: o direito à vida, à liberdade e à propriedade.

Após o primeiro apelo em prol da intervenção temporária no Rio, feito em Plenário na semana passada, Jefferson disse ter recebido vários e-mails de cariocas apoiando a proposta. Para ilustrar o cenário de "grave comprometimento da ordem pública", o parlamentar leu o relato de um engenheiro de 62 anos, que listou 11 ocorrências de violência urbana sofridos por ele e seus familiares.

- Eu me pergunto se isso que ocorre não é grave comprometimento da ordem pública - considerou, para em seguida afirmar que "isso é o fim da ordem pública". Jefferson também lamentou declaração recente do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que condicionou a intervenção da Força Nacional de Segurança Pública nos estados ao combate a situações de emergência na área de segurança. Na sua opinião, o relato traduz a condição de abandono a que a população carioca estaria submetida.



07/12/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Péres levanta hipótese de intervenção federal no Rio de Janeiro

Sérgio Cabral contesta Jefferson Péres e diz que o Rio não precisa de intervenção federal

JEFFERSON PÉRES ALERTA PARA A VOLTA DA INFLAÇÃO

JEFFERSON PÉRES VOLTA A LEMBRAR CRISE TAILANDESA

Jefferson Péres protesta contra violência no Rio de Janeiro

Vaga de Jefferson Péres será ocupada por seu primeiro suplente, Jefferson Praia