JEFFERSON PÉRES VOLTA A LEMBRAR CRISE TAILANDESA



Ao sustentar hoje (dia 8) que o baixo crescimento e a excessiva dependência de recursos externos põem em risco a política econômica brasileira pelos próximos dois anos, o senador Jefferson Péres (PSDB-PA) voltou a advertir para a crise cambial enfrentada pela Tailândia. "Que a equipe econômica, juntamente com o Congresso Nacional, saibam encontrar a solução para esse difícil percurso do próximo biênio", conclamou.

Ele explicou que o Brasil teria de crescer 6% ao ano para absorver o crescimento anual da mão-de-obra decorrente do crescimento da população e da modernização do setor industrial, que reduz intensamente o mercado de trabalho. Sem conseguir crescer a taxas maiores que 3% ou 4% ao ano, ele acha que o Brasil terá índices crescentes de desemprego, visto que a taxa atual de 6% soma uma mão-de-obra supostamente empregada.

- A economia brasileira está sujeita a acidentes de percurso muito sérios. Essa armadilha terá que ser desmontada na penosa travessia que faremos. Não sou catastrofista, mas também não sou um Dr. Pangloss (referência ao personagem otimista do romance Candide, de Voltaire). Os riscos existem e a possibilidade de repetirmos a Tailândia ou o México é real - acrescentou Jefferson Péres.

O senador leu artigo assinado no jornal Estado de S. Paulo pelo economista Antonio Correa Lacerda, professor da PUC, que também se mostra preocupado com o custo da atual política econômica sobre as contas públicas. Esse fato, na opinião do articulista, tem inviabilizado uma ação social mais intensa do Estado. E, como Jefferson Péres, o professor se preocupa com a vulnerabilidade do país no campo externo, dizendo que o Brasil está na perigosa dependência de recursos em um mercado extremamente ágil e volátil.

08/07/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


JEFFERSON PÉRES ALERTA PARA A VOLTA DA INFLAÇÃO

Jefferson Péres volta a defender intervenção temporária no Rio de Janeiro

JEFFERSON PÉRES: CRISE NA COLÔMBIA ALARMA A AMAZÔNIA

JEFFERSON PÉRES FALA À TV SENADO SOBRE CRISE NA AMÉRICA LATINA

JEFFERSON PÉRES: CRISE NÃO ATINGIU ECONOMIAS SANEADAS COMO A DO CHILE

JEFFERSON PÉRES CHAMA ATENÇÃO PARA CRISE CAMBIAL NA TAILÂNDIA