Jefferson Praia adverte que entrada da Venezuela no Mercosul não pode prejudicar exportações de Manaus



O senador Jefferson Praia (PDT-AM) advertiu a diplomacia brasileira para que o polo industrial de Manaus não seja prejudicado com a entrada da Venezuela no Mercosul. Disse que um acordo firmado no início da década entre o Mercosul e a Comunidade Andina das Nações (CAN), à época em que a Venezuela integrava esta entidade, permitiram que as exportações de Manaus para aquele país aumentassem em 525% desde 2003.

Jefferson Praia lembrou que o Mercosul considera as zonas francas, como a de Manaus, "um terceiro país" no comércio com o bloco regional. Assim, se o Itamaraty não ficar alerta, as exportações de Manaus para a Venezuela poderão sofrer taxações a ponto de inviabilizá-las, ponderou o senador. Há 15 anos, lembrou, houve a necessidade de um acordo aduaneiro entre o Brasil e a Argentina para isentar as exportações da Zona Franca de Manaus para a Argentina e da área aduaneira da Terra do Fogo para o Brasil.

O senador pelo Amazonas disse que agora "é preciso rezar" para que os defensores da entrada da Venezuela no Mercosul tenham razão quando argumentam que o convívio com as democracias do bloco "servirá para arejar o clima político-ideológico do regime chavista e resgatar a oposição venezuelana do perigoso isolamento atual".

- Não me parece fora de propósito formular uma prece adicional na esperança de que, integrado a um pacto de nações amantes da paz, o governo Chávez reduza seus bilionários gastos com a importação de armamentos sofisticados e arquive suas recentes aberturas ao regime xiita iraniano - disse o senador.

Depois de advertir para o risco da militarização da América do Sul e da "importação" de conflitos e rivalidades de outras regiões do planeta, o senador sugeriu que os governos dos países do Mercosul estabeleçam um mecanismo de "verificação mútua e regular" dos arsenais dos países-membros.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) concordou com a advertência sobre os problemas que podem ser criados às exportações de Manaus para a Venezuela. O senador Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado, garantiu, também em aparte, que o governo brasileiro vem adotando "todas as salvaguardas" e que as exportações do Amazonas e do seu estado, Roraima, não serão prejudicadas. Os estados do Amazonas e Roraima têm fronteiras com a Venezuela.



29/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Praia manifesta preocupação com entrada da Venezuela no Mercosul

Jefferson Praia registra aniversário de Manaus

Jefferson Praia festeja os 340 anos de Manaus

Adesão imediata da Venezuela ao Mercosul poderá prejudicar o Brasil, avalia Collor

Jefferson Praia comemora investimento japonês em Manaus

Jefferson Praia diz que faltam funcionários na alfândega de Manaus