Jefferson Praia manifesta preocupação com entrada da Venezuela no Mercosul



O senador Jefferson Praia (PDT-AM) disse nesta quinta-feira (4) que tem muitas dúvidas quanto às circunstâncias com que se está dando a entrada da Venezuela no Mercosul e a forma como esse processo está sendo conduzido. Ele assinalou que pouco se debateu os potenciais problemas decorrentes de posições assumidas pelo governo venezuelano, especialmente seu forte antagonismo com parceiros comerciais importantes para o Brasil.

- Será que a postura antagônica, de enfrentamento, assumida frequentemente pelo governo Chávez, não poderia atrapalhar a implementação de uma política comercial realmente pragmática por parte do Mercosul? É preciso, neste ponto, lembrar que as decisões do bloco devem ser adotadas por consenso. Confesso que eu preferiria nem pensar nas consequências funestas do uso do Mercosul como palanque político-ideológico para a pregação da revolução socialista bolivariana - alertou.

Praia lembrou que, mesmo antes de ingressar no Mercosul, o coronel Hugo Chávez fez ameaças ao Congresso brasileiro e o acusou de atender aos interesses imperialistas dos Estados Unidos. O senador também colocou em dúvida as credenciais democráticas do regime bolivariano e frisou que o Protocolo de Ushuaia, em seu Artigo 1º, determina "a plena vigência das instituições democráticas" como condição essencial para o desenvolvimento dos processos de integração entre os estados partes do bloco.

- A experiência sangrenta do século passado ensina que um regime não pode ser plenamente classificado como democrático tão somente por adotar, com regularidade, os rituais das eleições e das consultas populares. É igualmente indispensável que a regra da maioria se abstenha de destruir direitos das minorias. Sabemos que alguns dos maiores tiranos da história, como Hitler e Mussolini, chegaram ao poder por via eleitoral, apenas para golpear mortalmente a democracia no momento seguinte - afirmou.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse, em aparte, que a constituição venezuelana tem como objetivo a integração com a América Latina e isso deve ser considerado.



04/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Praia adverte que entrada da Venezuela no Mercosul não pode prejudicar exportações de Manaus

JUCÁ MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM SITUAÇÃO DA VENEZUELA

JUCÁ MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM SITUAÇÃO DA VENEZUELA

Saturnino manifesta preocupação com a possibilidade de golpe na Venezuela

Jefferson Praia demonstra preocupação com população desalojada de parque nacional no Amazonas

Jefferson Péres manifesta preocupação com pronunciamentos de Lula