Jefferson Praia apoia reitora do Amazonas que quer reservar vagas para estudantes do estado



O senador Jefferson Praia (PDT-AM) manifestou seu apoio à reitora da Unversidade Federal do Amazonas (Ufam), Márcia Mendes Silva, que quer rever a participação da instituição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), depois que 55% das vagas da universidade foram ocupadas por estudantes de outros estados.

O senador considera o Enem uma solução importante para substituir os tradicionais vestibulares, mas entende que deve ser encontrado um caminho para garantir aos estudantes de cada estado acesso às universidades locais.

Jefferson Praia informou que a totalidade das vagas para o curso de Medicina da universidade foi ocupada por estudantes de outros estados, enquanto na Odontologia o índice foi de 70%. Das 1.803 vagas da instituição, quase mil ficaram com estudantes de outros estados.

O senador informou que o Ministério Público Federal concordou com os estudantes amazonenses prejudicados e conseguiu na Justiça a suspensão das matrículas.

Jefferson Praia entende que os problemas enfrentados pelo Enem nos últimos meses, inclusive a fraude que levou à suspensão das primeiras provas, devem ser contornados e condena a idéia de se abandonar o sistema como substituto dos vestibulares. O Enem, observou, tem mostrado aos professores, autoridades e alunos os problemas do ensino médio público, permitindo a adoção de medidas corretivas.



10/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Praia é empossado senador pelo estado do Amazonas

Jefferson Praia é empossado senador pelo estado do Amazonas

Jefferson Praia quer esclarecimentos sobre fechamento de postos da PF no Amazonas

Jefferson Praia alerta para gravidade das cheias no Amazonas

Jefferson Praia pede ajuda para municípios alagados no Amazonas

Jefferson Praia cobra políticas públicas para estimular o desenvolvimento no sul do Amazonas