Jefferson Praia cobra políticas públicas para estimular o desenvolvimento no sul do Amazonas



O senador Jefferson Praia (PDT-AM), em discurso nesta terça-feira (5), anunciou a apresentação de requerimento para a realização de duas audiências públicas - uma no Senado e outra em seu estado - para a definição de um conjunto de políticas públicas para solucionar os problemas da região sul do Amazonas. Segundo ele, produtores locais, em especial da cidade de Humaitá, estão endividados e correndo risco de perder suas propriedades.

O parlamentar explicou que, há cerca de 15 anos, o governo amazonense estimulou a idéia de um terceiro ciclo de desenvolvimento, posterior à interiorização promovida durante a gestão dos militares e à iniciada com o surgimento da Zona Franca de Manaus. Os proprietários foram incentivados a se endividar para a compra de máquinas, construção de instalações de silos e celeiros, e caíram no "conto do terceiro ciclo", já que, posteriormente, a propaganda "se espatifou, por causa de política ambiental restritiva" estabelecida pelo governo federal.

- Os produtores estão com uma dívida impagável nas mãos. E agora, esquecidos, não têm a quem recorrer nem sabem o que fazer - disse.

Tais cidadãos, explicou o senador, estão vendo a depreciação do seu patrimônio e o risco iminente de perder o "fruto do trabalho de tantos anos", em razão da execução desses débitos. Jefferson Praia também criticou a atuação de órgãos como o Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Polícia Federal. Em sua avaliação, ao se concentrarem na autuação dos produtores e deixarem os grileiros e madeireiros ilegais agirem livremente, o Ibama e a PF não conseguem "separar o joio do trigo".

O senador destacou a necessidade de realização do zoneamento econômico ecológico na região, para definir as "autênticas vocações produtivas, sem prejuízo ao meio ambiente". Também defendeu investimentos em pesquisa agropecuária e uma política para a redução das taxas de analfabetismo, hoje em 13% - superiores à média nacional, de 11,6%. Para Jefferson Praia, é "urgente e indispensável que se contemple a região com crescimento econômico, justiça social e sustentabilidade ambiental".



05/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Praia cobra políticas públicas para a população amazônica

Jefferson Praia cobra ajuda do governo para vítimas das enchentes no Amazonas

Jefferson Praia alerta para gravidade das cheias no Amazonas

Jefferson Praia pede ajuda para municípios alagados no Amazonas

Jefferson Praia apoia reitora do Amazonas que quer reservar vagas para estudantes do estado

Jefferson Praia enaltece mulheres do Amazonas