Jefferson Praia defende controle centralizado de informações sobre obras públicas



O senador Jefferson Praia (PDT-AM) defendeu, nesta quarta-feira (7), projeto de lei (PLS 439/09) de sua autoria que cria um sistema de controle centralizado de informações sobre obras custeadas com recursos públicos. Ele justificou a apresentação do projeto apontado a desestruturação gerencial na execução de obras, o que faz com que a União desconheça quantas foram iniciadas ou concluídas e quantas estão em andamento.

Jefferson Praia citou o relatório Fiscobras, elaborado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que recomendou a paralisação de 41 das 219 obras públicas auditadas por indícios de irregularidades graves. Ele também mencionou documento elaborado pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) que aponta a falta de uma cultura de planejamento adequado das obras e demais inversões públicas em infraestrutura como a principal causa das paralisações ordenadas pelo TCU, consubstanciado pela inexistência de bons projetos, má qualidade e extrapolação dos gastos previstos.

- Não adianta um ministério reclamar de outro ou do TCU. Temos que nos sentar à mesa e buscar as soluções. Não vai ser através do confronto que iremos resolver isso - alertou.

O projeto apresentado por Jefferson Praia estabelece o prazo de um ano para a União criar e manter um cadastro informatizado de todas as obras de engenharia e serviços a elas associados custeados com seus recursos orçamentários.



07/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Praia defende regras para dar mais transparência à execução de obras públicas

Jefferson Praia destaca simpósio sobre fiscalização de obras públicas

Jefferson Praia relata conclusões de seminário sobre obras públicas

Jefferson Praia comunica participação em simpósio sobre auditoria de obras públicas

Jefferson Praia pede à Petrobras informações sobre investimentos na Reman

JEFFERSON PEDE INFORMAÇÕES SOBRE SUPERFATURAMENTO NAS OBRAS DO STJ