Jefferson Praia faz recomendações aos prefeitos que quiserem obter verbas federais



O senador Jefferson Praia (PDT-AM) fez da tribuna, nesta quarta-feira (10), várias recomendações aos prefeitos que quiserem receber verbas do Orçamento federal para financiar obras em seus municípios. Lembrou que logo no início do segundo semestre o Congresso receberá e começará a analisar o Orçamento da União para 2010, época em que os prefeitos têm de agir. Praia sugeriu que os interessados devem ter estudos prévios e projetos das obras, o que facilita a obtenção das emendas parlamentares.

Jefferson Praia lamentou o elevado número de obras inacabadas no país, muitas delas resultado da falta de planejamento ou de bons projetos. Lembrou que o próprio Senado fez, em 1995, um levantamento completo das obras inacabadas do país, com dezenas de recomendações aos governos, mas o problema persiste.

O senador informou que várias entidades ligadas à construção civil, tribunais de contas e conselhos de arquitetos e engenheiros preparam material de esclarecimento e apoio a prefeituras, para que evitem erros comuns que acabam levando obras à paralisação. Observou que a execução de obras públicas não pode ser fruto de decisões apressadas. Elas dependem de planejamento, investimento em projetos, atuação de profissionais habilitados e capacitados e devem obedecer a princípios de legalidade, economicidade, eficiência e eficácia.

Jefferson Praia recomendou que os governos e entidades de classe se mobilizem para a realização de um cadastro nacional de obras públicas, onde seria possível verificar os projetos de todas as prefeituras, governos estaduais e órgãos federais.



10/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Praia apóia recomendações de especialistas para Amazônia publicadas pela revista Veja

Vaga de Jefferson Péres será ocupada por seu primeiro suplente, Jefferson Praia

'Ninguém poderia substituí-lo', diz Jefferson Praia sobre Jefferson Peres

Jefferson Praia destaca legado ético de Jefferson Péres

Jefferson Praia deverá assumir a vaga de Jefferson Péres

TELECONFERÊNCIA ENSINA COMO OBTER VERBAS SEM INTERMEDIÁRIOS