Jefferson Praia questiona se investigar Petrobras em CPI não é desacreditar TCU, Ministério Público e PF



Ao questionar se o Senado, ao instalar a CPI da Petrobras, não estaria "desacreditando" o trabalho de instituições como o Ministério Público, o Tribunal de Contas e a Polícia Federal, que já analisam supostas irregularidades na estatal, o senador Jefferson Praia (PDT-AM) iniciou um debate entre oposição e governo, respectivamente a favor e contra a instalação da CPI.

O parlamentar salientou se "há sabedoria" em conduzir, no Congresso, uma investigação paralela à já iniciada por essas instituições, o que foi rebatido por Efraim Morais (DEM-PB). Segundo Efraim, há denúncias sobre as irregularidades, mas a apuração é uma coisa distinta, que pode ser aprofundada na CPI, com seu poder de fiscalizar e quebrar sigilos. O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) destacou que a CPI faz a "investigação política", auxiliar e complementar à investigação judiciária, feita pela polícia. Já o senador João Pedro (PT-AM) afirmou que tratar essa questão no "plano político", com uma "investigação política" é perigoso para a estatal do petróleo, e que não se pode aceitar "desqualificar a Petrobras".

Ao rebatê-lo, Álvaro Dias destacou que a expressão "investigação política" foi cunhada por Ulisses Guimarães, e que João Pedro não teria "autoridade moral e intelectual" para questioná-lo. O comentário foi tomado como ofensa pelo senador do PT, que disse não aceitar a comparação maldosa e preconceituosa, nem a divisão do Congresso entre parlamentares "mais e menos sábios, ou mais ou menos intelectualizados".

Mais informações a seguir



17/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Praia questiona se investigar Petrobras em CPI não é desacreditar TCU, Ministério Público e PF

Jefferson Praia pede à Petrobras informações sobre investimentos na Reman

Para Jefferson Praia, CPI da Petrobras deve ouvir ex-secretária da Receita

Jefferson Praia ressalta espírito público de dona Ruth

Jefferson Praia comemora 80 anos do Ministério do Trabalho

Jefferson Praia registra reivindicações de servidores do Ministério do Trabalho que estão em greve