JEFFERSON RETIRA REQUERIMENTO DE CONVOCAÇÃO DO GENERAL CARDOSO
Jefferson Peresa explicou que seu requerimento decorreu de notícias segundo as quais agentes da Agência Brasileira de Inteligência estariam realizando operações alheias às suas atribuições institucionais. Ele disse que todos os senadores com quem conversou consideraram graves aquelas informações.
O senador também demonstrou seu receio de que a Abin se transformasse, como outros serviços de inteligência de outros países, num órgão de bisbilhotice, capaz de escapar ao controle dos seus dirigentes. Mas depois do depoimento de Alberto Cardoso à CCAI e depois que, a pedido da senadora Heloísa Helena (PT-AL), o general enviou expediente desmentindo os ilícitos atribuídos aos agentes da ABIN, Jefferson considerou desnecessária uma nova convocação.
- Além do expediente, que me pareceu sereno e firme, conversei com Heloísa Helena, que me disse não ter também por que duvidar, até prova em contrário, do depoimento do general - disse o senador.
A menos que surjam fatos novos ou indícios de que Alberto Cardoso não foi veraz na CCAI, o senador entende que não há razão para nova convocação.
05/12/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
REQUERIMENTO DE SUPLICY CONVOCA GENERAL ALBERTO CARDOSO
SENADO REEXAMINA CONVOCAÇÃO DO GENERAL ALBERTO CARDOSO
COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO DISCUTE CONVOCAÇÃO DO GENERAL CARDOSO
SUPLICY ANUNCIA PARA BREVE DECISÃO SOBRE CONVOCAÇÃO DO GENERAL CARDOSO
Marinor retira requerimento de convocação de Palocci na CMA
JEFFERSON QUER EXPLICAÇÕES DE GENERAL CARDOSO SOBRE ATIVIDADES DA ABIN