João Alberto destaca visita de Lula a Balsas e fala das potencialidades do município
Ao registrar que Balsas, localizada no sul do Maranhão, recebeu a visita, no último dia 21, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o senador João Alberto Souza (PMDB-MA) destacou que o município desponta como promissor pólo de desenvolvimento, especialmente no segmento agrícola da produção de soja.
Com 275 mil hectares plantados, segundo o senador maranhense, Balsas produziu na atual safra 900 mil toneladas de soja. Deste total, acrescentou, 80% foram exportados, gerando uma receita de 600 milhões de dólares. O senador destacou que o solo do município, típico de cerrado, é fértil e propício para o plantio da soja.
- Balsas projeta-se como centro de liderança para o desenvolvimento não apenas do estado do Maranhão, mas do próprio país, cuja agricultura está em condições de ombrear com os países mais desenvolvidos do mundo no que diz respeito à produção agrícola, com utilização de tecnologia de ponta para a produção de grãos e de carnes - afirmou João Alberto.
A extensão de terra atualmente cultivada em Balsas, de acordo com o senador, pode ser ampliada, já que há na microrregião 800 mil hectares de terra agricultável em condições de serem incorporados à produção de grãos. Além destes, completou o senador, podem ser acrescidos 1.300 hectares do vizinho estado do Piauí e outros 1.500 do Tocantins.
João Alberto disse ainda que, além da soja, Balsas destaca-se como o terceiro maior produtor de álcool do Nordeste (com uma produção de 53 milhões de litros) e como produtor de algodão (500 toneladas na última safra). Ele assinalou que o solo também oferece boas perspectivas para o cultivo de milho, arroz e mandioca.
30/05/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Alberto elogia fóruns e destaca mensagem do presidente Lula
João Pedro destaca visita de Lula a Amazônia
João Vicente destaca visita de Lula e ministros ao Piauí
Visita de senador norte-americano interrompe discurso de João Alberto contra Bush
João Alberto lembra aniversário de Sarney e destaca sua carreira política
João Alberto Souza destaca criação de academia de literatura e ecologia no Maranhão