João Alberto lembra aniversário de Sarney e destaca sua carreira política



O senador João Alberto Souza (PMDB-MA) parabenizou o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-MA), pelo seu aniversário, comemorado nesta quarta-feira (23). João Alberto lembrou a trajetória política de Sarney e sua permanente luta pela cultura. Ele recordou que, ao lado de Ferreira Gullar, Franklin de Oliveira e Josué Montello, Sarney contribuiu para consolidar a posição do Maranhão como -celeiro de intelectuais-.

João Alberto fez um relato sobre a carreira política de Sarney, iniciada aos 22 anos, na década de 50, como deputado federal. Depois de exercer o mandato por várias legislaturas, em 1965 Sarney elege-se governador do Maranhão, sendo na época o governador mais jovem do Brasil.

- José Sarney havia sido da Bossa Nova da UDN - a ala progressista daquela agremiação -, que defendia posições firmes em defesa da participação popular no processo político, das liberdades públicas, do desenvolvimento do Brasil - assinalou o senador.

João Alberto lembrou que o regime militar, iniciado em 1964, concedeu aos governadores dos estados o poder de usarem os atos institucionais -para perseguirem seus adversários-, ressaltando que o então governador José Sarney -foi o único a não usar, deliberadamente, tais atos institucionais-. Por ocasião da promulgação do AI-5, acrescentou o senador, Sarney foi à televisão e anunciou o seu desacordo com aquele instituto jurídico de exceção.

- De retorno à residência oficial do governo, pediu à esposa, dona Marly, para deixar as malas prontas, porque não poderia prever o resultado de seu posicionamento contra o arbítrio - disse João Alberto.

Segundo o senador, o Maranhão experimentou a maior fase de desenvolvimento, -em todos os campos-, no período em que foi governado por José Sarney. Ele disse que Sarney criou nova mentalidade sobre políticas públicas e foi o primeiro governador maranhense a adotar o planejamento estratégico como ferramenta de governo.

João Alberto disse ainda que Sarney, como presidente da República, soube realizar a transição do regime de exceção para a democracia, estabeleceu o pluripartidarismo, legalizou o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e a União Nacional do Estudantes (UNE), conciliou politicamente o Maranhão ao apoiar o seu maior opositor ao governo, e -teve a coragem- de criar o Plano Cruzado.

- A partir dele, começou o processo de construção da cidadania, surgindo, por iniciativa popular, os -fiscais do Sarney-. Era a consciência cidadã que aflorava no bojo da iniciativa governamental - afirmou.

João Alberto ainda destacou a política externa adotada no governo Sarney, que apoiou a criação do Mercosul, defendeu o estabelecimento de relações diplomáticas com todos os países do mundo e contribuiu para assegurar ao Brasil a sua posição de liderança na América Latina.



23/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gilvam Borges lembra aniversário de Sarney e destaca suas realizações

João Alberto registra 81º aniversário de Bacabal

João Alberto celebra aniversário de Bacabal (MA)

JOÃO ALBERTO REGISTRA ANIVERSÁRIO DE SÃO LUIS DO MARANHÃO

Simon lembra aniversário da morte de João Goulart

João Alberto lembra campanha da CNBB e pede ajuda para Apaes