Visita de senador norte-americano interrompe discurso de João Alberto contra Bush



O senador João Alberto (PMDB-MA) criticou nesta terça-feira (16) o governo norte-americano pela intervenção no Iraque e alertou para a possibilidade de que o mesmo venha a ocorrer com a Amazônia. Em protesto contra a política externa norte-americana, o senador deixou inclusive de consumir Coca-Cola e sanduíches do McDonald"s.

- Por mim essas empresas vão à falência - disse o senador maranhense.

O discurso do senador foi interrompido para que o senador Hélio Costa (PMDB-MG) fizesse uma breve saudação em homenagem ao senador democrata pela Flórida Bill Nelson, que visitava o Senado. Mas antes que terminasse, suas palavras foram traduzidas pelo intérprete de Nelson. Sentado à mesa que preside os trabalhos do Plenário, o parlamentar norte-americano apenas esboçou um sorriso.

João Alberto atribuiu o fato a uma coincidência, já que desconhecia a presença de Nelson no Senado. E fez questão de explicar que não se dirigira ao parlamentar norte-americano - em tese adversário do presidente George W. Bush, um republicano. O senador maranhense, entretanto, disse que mantinha suas palavras, até porque estava no Brasil, -um país democrático-.

- A invasão do Iraque é uma vergonha. Atende apenas ao interesse econômico. E poderá acontecer o mesmo conosco por causa da nossa política externa independente - advertiu João Alberto.



16/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lauro critica maniqueísmo de George Bush e belicismo norte-americano

Mário Couto defende senador João Alberto contra críticas de Randolfe

Hélio Costa saúda senador norte-americano que visitou o Senado

João Alberto destaca visita de Lula a Balsas e fala das potencialidades do município

Suplicy critica bloqueio norte-americano contra Cuba

Discurso bélico de Bush derruba bolsas no mundo