João Alberto diz que governo pode reduzir enchentes com prevenção



O senador João Alberto Souza (PMDB-MA) criticou a falta de planejamento e de ações de prevenção dos governos que possam evitar as calamidades públicas decorrentes das enchentes. Ele observou que esses fenômenos, que prejudicam em particular as camadas mais carentes da população, apesar de não serem uma novidade no país, não provocam outras atitudes das autoridades, que não a adoção de medidas emergenciais.

- Ninguém, nenhum governo tem o poder de controlar os desarranjos do tempo ou os determinismos da natureza, mas todos, especialmente a administração pública têm o dever de planejar, prever e pôr em prática ações voltadas para a proteção dos cidadãos, em particular os pobres, de sempre os mais vulneráveis e expostos aos horrores das catástrofes. Para os mais pobres, as calamidades são sempre mais trágicas.

João Alberto desafiou as administrações públicas até hoje instaladas no Brasil a demonstrarem mapeamento de suas regiões de risco e também de planos de solução para os problemas de moradias das populações atingidas pelas enchentes e inundações.

Ele defendeu a elaboração de um amplo sistema de políticas de prevenção e de informações sobre meteorologia, vazões do sistema hídrico, entre outros."A administração federal precisa abandonar essa tradição de reagir apenas diante de emergências, de forma atropelada e imprevidente. É preciso prever, planejar, fazer e controlar, para estancar essa corrida atabalhoada aos reparos", recomendou João Alberto.



06/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Alberto critica postura do governo de apenas reagir às enchentes

Alberto Silva cobra ação do governo nas enchentes

João Alberto diz que situação da BR-230 pode comprometer escoamento das safras

João Alberto: Congresso pode derrubar veto ao mínimo de R$ 240,00

João Alberto: Congresso pode derrubar veto ao mínimo de R$ 240,00

Governo do Estado discute ações para reduzir problema das enchentes